Dados divulgados pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) de Manaus apontam aumento em dois tipos de infrações de trânsito no período de janeiro a novembro deste ano, superando os registros de 2023.
De acordo com o IMMU, a maior parte das infrações é causada por motociclistas. Entre as ocorrências registradas, destacam-se:
- Retorno em locais proibidos: houve um aumento de 85%, passando de 3.854 casos em 2023 para 7.146 neste ano.
- Retorno sobre o canteiro central: apresentou alta de 47%, subindo de 4.036 para 5.964 ocorrências.
Ambas as infrações são classificadas como gravíssimas, resultando na perda de sete pontos na carteira de habilitação e multa no valor de R$ 297,47.
O diretor de Operações de Trânsito do IMMU, Stanley Ventilari, alertou para os riscos associados a essas práticas.
“Os motociclistas estão mais vulneráveis em caso de colisões, com maior probabilidade de sofrerem lesões graves, traumas e até óbitos. É urgente uma mudança de atitude”, reforçou Ventilari.
Motociclistas mortos no trânsito em Manaus
Outro dado divulgado pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) mostra que Manaus registrou um aumento nas mortes de motociclistas em acidentes de trânsito ao comparar os períodos de janeiro a novembro de 2023 e 2024.
De acordo com o IMMU, o aumento foi de 39% em relação ao ano anterior. Em 2023, 105 motociclistas perderam a vida em acidentes na capital. No mesmo período de 2024, foram registradas 146 mortes, 41 a mais.