Ícone do site Portal Norte

Campanha de vacinação antirrábica é prorrogada em Manaus

Vacinação antirrábica em Manaus. - Foto: Divulgação/ Semsa.

Mais de 268 mil animais foram vacinados durante a campanha de vacinação antirrábica de 2024 em Manaus.

A ação será retomada de 2 a 31 de janeiro de 2025, com a imunização de cães e gatos contra a raiva em postos fixos distribuídos pela capital amazonense. Os endereços dos postos fixos serão divulgados ao longo da campanha.

“Já superamos a meta de vacinação para os felinos, com 94.888 gatos vacinados, quase 15 mil acima do previsto. Em relação aos cães, atingimos 80,6% da meta, com 173.888 animais imunizados. Até janeiro, esperamos alcançar 100% da meta”, destacou Marinélia Ferreira, diretora de Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Zoonoses e Saúde do Trabalhador da Semsa.

Enquanto isso, tutores que precisarem vacinar seus pets podem levar os animais à sede do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand, localizada na avenida Brasil, ao lado do Caic da Compensa, na zona Oeste.

Campanha em Manaus

A Campanha de Vacinação Antirrábica Animal de 2024, promovida pela Semsa, teve início em outubro com a meta de imunizar 295.077 cães e gatos no município.

Durante o período da campanha, os animais foram vacinados em visitas domiciliares realizadas pelas equipes de vacinadores e em pontos fixos distribuídos por todo o município, incluindo a zona rural, em comunidades localizadas em ramais e vicinais das rodovias BR-174 e AM-010.

A vacinação antirrábica é realizada anualmente como parte das estratégias de controle e erradicação da raiva. A raiva é uma doença infecciosa grave e sem cura, que afeta o sistema nervoso central. Ela pode ser transmitida aos seres humanos pela saliva de animais infectados, principalmente por mordeduras, mas também, embora com menor frequência, por arranhaduras ou lambeduras.

Em Manaus, não há registro de casos de raiva humana desde 1985. No estado do Amazonas, as últimas notificações ocorreram em 2017, no município de Barcelos, com três casos, resultando em dois óbitos. No Brasil, foram registrados cinco casos de raiva em 2022, sendo quatro em Minas Gerais e um no Distrito Federal.

Sair da versão mobile