Famílias do Conjunto Jornalista, localizado na avenida Constantino Nery, zona Centro de Manaus, enfrentam um Natal diferente com tensão e angustia.

Um muro ao lado do condomínio desabou após um desbarrancamento de terra causado pela forte chuva registrada nesta quarta-feira (25).

A situação tem assustado os moradores que temem o risco de prejuízo na estrutura dos prédios. Isso porque, a queda do muro ocorreu nas proximidades de uma caixa d’água de outro condomínio que corre o risco de desabar na área residencial.

Em razão dos riscos, famílias deixaram as casas durante Natal. A Defesa Civil foi acionada e realizou a interdição do local para realizar a avaliação dos danos.

Conforme o coordenador executivo da Defesa Civil de Manaus, José Mendes, famílias de dois blocos do condomínio foram retiradas das casas de forma temporária para que seja feita a produção de um laudo técnico.

A causa do desbarrancamento seguido do desabamento de muro, de acordo com ele, tem relação com as fortes chuvas dos últimos dias.

“Com as fortes chuvas o solo cedeu e rompeu. Estamos tirando os moradores dos dois blocos parcialmente”, afirma José Mendes.

Desalojada no Natal após muro desabar em Manaus

Moradora do condomínio há 47 anos, dona Graciete afirmou que se encontra preocupada e angustiada. Ela pede sensibilidade das autoridades e diz que não tem outro lugar para se abrigar.

“Esse problema foi para fechar o Natal e o ano. Isso aconteceu 9h30 da manhã. E se fosse à noite? Como a gente ia ver o que estava acontecendo? Eu gostaria que fosse tomada uma atitude certa. Trabalhei minha vida toda e vou ter que ficar de fora [da casa]. Não tenho para onde ir, é um constrangimento”, declara Graciete.