A praia da Ponta Negra, localizada no complexo turístico da zona Oeste de Manaus, será liberada para banho nesta quinta-feira (26), às 9h. A informação foi confirmada pelo prefeito David Almeida e pelo diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Carlos Valente.

A liberação ocorre após a água do Rio Negro ultrapassar a cota de 16 metros, o que havia motivado a interdição da praia em setembro, devido à severa estiagem que afetou o Amazonas.

O monitoramento das condições de banho foi intensificado nos últimos 15 dias, com solicitações de laudos ao Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e ao Corpo de Bombeiros do Amazonas (CB-AM).

Na véspera de Natal (24/12), a medição da cota do rio estava em 17,09 metros. A interdição da praia ocorreu devido à proximidade entre o aterro perene e o leito natural do Rio Negro, o que poderia causar alterações no terreno, como buracos, desníveis e o surgimento de bancos de areia durante os movimentos de cheia e vazante.

Em 2013, a Prefeitura de Manaus firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), estabelecendo normas para o uso da praia. A interdição pode ser novamente decretada caso os laudos e relatórios indiquem que as condições da praia são impróprias para os banhistas.

Praia da Ponta Negra é interditada devido a seca

De acordo com a Prefeitura de Manaus, a decisão de interditar a praia precisou ser tomada devido a seca severa que atinge a capital e o estado amazonense.

Os frequentadores da principal praia com acesso livre em Manaus, também precisam ter atenção na hora de caminhar pelas areias do complexo turístico, localizado no bairro Ponta Negra, zona oeste da cidade. A medida estabelece área restrita para proteger os usuários de possíveis acidentes.