Moradores de diferentes zonas de Manaus denunciam a precariedade e desmoronamento de calçadas, que apresentam danos e oferecem riscos à população e aos condutores.

O problema se agrava com o início do período chuvoso, que revela rachaduras nas estruturas, principalmente em áreas de igarapés.

A situação tem causado preocupação entre pedestres e motoristas que utilizam as regiões afetadas.

Avenida Brasil

Parte da estrutura de uma calçada em torno do igarapé do Franco desmoronou na avenida Brasil, zona Oeste de Manaus, em uma área de grande circulação.

As fortes chuvas resultaram em erosão, comprometendo ainda mais a estabilidade da calçada localizada ao lado da via movimentada e separa a avenida do igarapé do Franco.

A estrutura comprometida fica próximo à sede da Prefeitura de Manaus, sentido Centro.

Desmoronamento de calçadas em Manaus

Em um vídeo gravado por um motociclista que passava pelo local, é possível ver a calçada parcialmente destruída, com rachaduras e desmoronamento.

A situação aparenta ter sido causada por erosão ou problemas estruturais. Nas imagens, é possível observar a mureta amarela, que delimita a área próxima ao igarapé que atravessa a avenida, com partes de sua estrutura danificadas e caindo.

Coroado

A situação das calçadas na avenida Brasil não é um caso isolado. Um morador também denunciou as condições precárias das calçadas na avenida Beira Rio, localizada no bairro Coroado, zona Leste de Manaus.

Imagens revelam a estrutura danificada, com um buraco que expõe a passagem do igarapé por baixo da calçada.

A proximidade de uma escola, onde crianças transitam diariamente, aumenta os riscos de acidentes, o que torna a preocupação ainda mais alarmante.

“Aqui está propenso a um acidente, é extremamente ruim”, disse o morador.

Riscos

Contudo, as calçadas apresentam riscos para quem passa pelo trecho, tanto a pé quanto de veículo, já que a proximidade com as ruas aumenta o perigo de novos acidentes e transtornos.

Fatores como a falta de manutenção preventiva, o desgaste natural do solo e as fortes chuvas podem ter contribuído para o deslizamento.

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) informou que suas equipes técnicas estão realizando um estudo topográfico e hidrográfico da área para identificar a melhor solução definitiva para a situação.

A secretaria ainda esclarece que, assim que os estudos forem finalizados, a obra de contenção na avenida Brasil, no bairro Compensa, será executada.