Manaus ficou em 19° lugar entre as cidades mais procuradas pelos aposentados para turismo através do programa Voa Brasil, que oferece passagens aéreas por até R$ 200 para aposentados do INSS que não viajaram nos últimos 12 meses.

De acordo com o Governo Federal, o programa alcançou a marca de 23.187 bilhetes vendidos em seus primeiros cinco meses.

A capital amazonense tem conquistado o público mais velho com atrações turísticas como o Encontro das águas, o passeio em aldeias indígenas, a culinária local, o Teatro Amazonas e outros pontos históricos de Manaus.

Destinos mais buscados pelos aposentados

Os destinos mais procurados foram Rio de Janeiro e São Paulo, seguidos por Recife, Fortaleza, Salvador e Brasília, segundo dados do Ministério de Portos e Aeroportos.

O ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, destacou que 44% das passagens foram destinadas a destinos no Sudeste e 40,5% ao Nordeste, reforçando o impacto do programa na inclusão social no transporte aéreo.

“As passagens preenchidas seriam suficientes para lotar 180 aeronaves, trazendo novos passageiros para o setor,” afirmou o ministro, evidenciando o sucesso da iniciativa em ampliar o acesso ao transporte aéreo no Brasil.

Os 20 destinos mais procurados foram:

  1. São Paulo (SP)
  2. Rio de Janeiro (RJ)
  3. Recife (PE)
  4. Fortaleza (CE)
  5. Brasília (DF)
  6. Salvador (BA)
  7. João Pessoa (PB)
  8. Maceió (AL)
  9. Natal (RN)
  10. Belo Horizonte (MG)
  11. São Luís (MA)
  12. Aracaju (SE)
  13. Campinas (SP)
  14. Porto Seguro (BA)
  15. Juazeiro do Norte (CE)
  16. Belém (PA)
  17. Vitória (ES)
  18. Porto Alegre (RS)
  19. Manaus (AM)
  20. Curitiba (PR)

Novidade: passagens para universitários de baixa renda

A segunda etapa do programa Voa Brasil será voltada para estudantes universitários de baixa renda, com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2025. A iniciativa pretende ampliar o alcance social do programa, que já demonstrou sucesso entre aposentados do INSS.

Voa Brasil

Lançado em julho de 2024, o Voa Brasil permite que cada aposentado adquira até dois trechos por ano por meio do site oficial (gov.br/voabrasil). As passagens, oferecidas pelas companhias aéreas sem subsídio governamental, utilizam assentos ociosos nas aeronaves, otimizando a capacidade dos voos.