A fiscalização por meio de radares de controle de velocidade começou a aplicar multas nesta quinta-feira (2) em Manaus. Os equipamentos foram instalados em pontos estratégicos da Avenida do Turismo, no bairro Tarumã, zona Oeste da cidade.

De acordo com o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), a Avenida do Turismo é uma das vias com o maior número de acidentes fatais na cidade. Em 2024, 17 pessoas perderam a vida na via.

Confira os pontos:

  • Avenida do Turismo, nº 3.727 – sentido complexo turístico Ponta Negra.
  • Avenida do Turismo, oposto ao condomínio Mediterrâneo 1 – sentido aeroporto Eduardo Gomes.
  • Avenida do Turismo/Avenida Thales Loureiro – sentido complexo turístico Ponta Negra.
  • Avenida do Turismo, oposto ao condomínio Viver Tarumã – sentido oeste.
  • Avenida do Turismo, em frente ao condomínio Viva Vida Tarumã – sentido leste.
  • Avenida do Turismo, em frente a 123ª Ieadam – sentido norte.
  • Avenida do Turismo, nº 12.568, oposto à empresa Vida Film – sentido oeste.

De janeiro a novembro de 2024, houve um aumento preocupante de 19% no número de óbitos no trânsito em comparação com o mesmo período de 2023.

No total, 292 pessoas perderam a vida no trânsito em Manaus em 2024, enquanto, em 2023, esse número foi de 228.

A iniciativa busca tornar o trânsito mais seguro. A Prefeitura de Manaus já planeja expandir o sistema de radares para outras áreas da cidade.

Acidentes fatais

Um dado alarmante aponta que quase metade das vítimas fatais no trânsito em Manaus eram motociclistas, um grupo que registrou um aumento significativo de acidentes. Em 2024, 146 motociclistas perderam a vida nas vias da cidade, o que representa um aumento de 39% em relação a 2023, quando foram registrados 105 óbitos na categoria.

Ainda de acordo com o IMMU, a maior parte das infrações de trânsito são causadas por motociclistas. Entre as ocorrências estão o retorno em locais proibidos e retorno sobre o canteiro central.