Com a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30) marcada para novembro deste ano em Belém (PA), tanto os comerciantes quanto os moradores já estão se preparando para receber visitantes internacionais.

COP 30 movimenta Belém e inspira criatividade local com a chegada dos ‘gringos’

O evento, de grande porte, promete movimentar a economia local e destacar a capital paraense no cenário global.

Enquanto empresários e empreendedores se organizam, os internautas não deixaram a criatividade de lado.

Com isso, alguns produtos esotéricos e de simpatia começaram a viralizar nas redes sociais. Com nomes criativos, eles prometem atrair amor, sorte, dinheiro ou até mesmo conquistar alguém.

Embora o apelo seja mais cultural e lúdico, para muitas pessoas, a compra dos famosos perfumes também reflete a crença no poder das simpatias e tradições locais.

‘Chama gringo’

Uma publicação no X (antigo Twitter) viralizou ao mostrar um frasco de perfume batizado de “Chama Gringo”, sugerindo um toque bem-humorado ao clima de expectativas.

Frascos de perfumes encontrados em mercados e feiras – Foto: Reprodução/X

Na legenda, a usuária escreveu: “As erveiras do Ver-o-Peso já estão de olho na COP 30”, arrancando risadas e gerando interações na plataforma.

A internauta ainda compartilhou uma foto exibindo outros frascos com nomes criativos que chamaram a atenção, como “Chama Marido”, “Pega Sapatão” e “Chora nos Meus Pés”.

Os perfumes fazem parte de uma tradição popular brasileira encontrada em mercados e feiras. Eles são, na verdade, essências ou águas perfumadas frequentemente associadas a crenças populares e práticas culturais.

Na publicação, outros usuários deixaram comentários como “Eu amo meu Pará” e “Vou lá esses dias atrás dos meus e vou pegar um desse”.

COP 30 em Belém

O Ver-o-Peso, famoso mercado de Belém conhecido por sua diversidade cultural e produtos únicos, já se projeta como uma das principais atrações para os visitantes da COP 30.

A expectativa é que o evento não apenas aqueça a economia, mas também fortaleça a valorização da cultura e da hospitalidade paraense.