Um deslizamento ocorrido na manhã de quinta-feira (2) provocou destruição, prejuízos aos moradores e a morte de três cães no bairro Riacho Doce 3, zona Norte de Manaus.

As chuvas fortes que atingiram a cidade, resultaram no desabamento de um barranco na rua Esperança, no bairro citado.

Com o deslizamento, um muro cedeu, casas ficaram inundadas, e diversas famílias enfrentaram prejuízos significativos.

Deslizamento de terra no bairro Riacho Doce em Manaus

“Na hora da chuva, desabou o barro lá em cima e o lixo todo desceu. Quando eu estava deitada, escutei minha filha gritando, então saí correndo com a filhinha dela no colo. É triste essa situação, não gosto nem de falar”, desabafou uma moradora, ainda abalada com os acontecimentos.

Lixo se acumula próximo de casas após deslizamento de terra – Foto: Reprodução

De acordo com os moradores, deslizamentos e acidentes são frequentes na região do bairro Riacho Doce durante o período chuvoso em Manaus. Sabrina dos Santos, que reside no local há cinco anos, relatou os riscos constantes.

Sabrina dos Santos, moradora afetada pelo deslizamento – Foto: Reprodução

“Sempre acontece, chove e a água traz tudo o que tem, tudo do esgoto vem. Tem uma árvore seca que está caindo aos pedaços e ninguém tira. A gente liga e eles ficam jogando de um órgão para outro”, criticou.

Medidas

Conforme José Mendes, diretor de operações da Defesa Civil municipal, a prioridade no momento é garantir a segurança da população.

Defesa Civil de Manaus esteve no local para dar assitência aos moradores das áreas afetadas – Foto: Reprodução

“Já acionamos a Secretaria de Infraestrutura para realizar a manutenção dos bueiros e a equipe de limpeza pública para retirar o lixo que desceu para as casas e ruas”, informou.

Apesar dos esforços iniciais, os moradores continuam enfrentando uma situação crítica e aguardam que as autoridades tomem medidas efetivas para prevenir novos deslizamentos e reparar os danos já causados.