Ícone do site Portal Norte

Cavalos morrem com suspeita de intoxicação em haras de Manaus

Três casos de morte de animais por queda de raio ocorrem em uma semana no AC

Casos de animais mortos – Foto: Reprodução/Ilustrativa

Três cavalos morreram após apresentarem sintomas de uma possível intoxicação no Haras Nilton Lins, localizado em Manaus.

A suspeita é que os animais tenham ingerido uma toxina, com características semelhantes às do botulismo, que os levou a um quadro clínico grave.

Outros cavalos do haras estão sendo avaliados por especialistas para identificar possíveis sinais de intoxicação.

Cavalos morrem em haras

Após detectar os primeiros sintomas, a equipe adotou medidas preventivas para proteger os demais animais e conter a situação.

A administração do haras onde os cavalos morreram em Manaus não descarta nenhuma hipótese e investiga a origem da possível toxina.

Por fim, o caso segue sendo monitorado por profissionais da área veterinária.

Entre os procedimentos adotados estão:

“Enfatizamos que lamentamos profundamente as perdas e estamos empenhados em assegurar que situações como esta não se repitam”, informou o Haras por meio de nota.

Além disso, a unidade destacou seu compromisso histórico e permanente com a saúde, segurança e bem-estar dos animais sob sua responsabilidade, bem como com a transparência para com os clientes.

“Estamos colaborando com as autoridades competentes. A Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (ADAF) já foi comunicada e está conduzindo uma investigação detalhada para identificar a origem exata da toxina, além de fortalecer nossos protocolos preventivos”, concluiu a nota.

Sair da versão mobile