Nesta sexta-feira (3), a cidade de Manaus passou a contar com 20 novos ônibus equipados com ar-condicionado, câmeras de segurança e tecnologia de baixa emissão de poluentes. A chegada dos veículos reforça o compromisso da gestão municipal em modernizar o transporte coletivo da cidade.
Com esses novos veículos, a administração do prefeito David Almeida alcança a marca de 420 ônibus entregues durante sua gestão, em Manaus. Em discurso, o prefeito destacou os avanços conquistados no transporte público, ressaltando o salto na qualidade da frota.
“Quando assumimos, apenas 8% da frota tinha ar-condicionado. Hoje, esse índice ultrapassa 40%. Com a inclusão de veículos seminovos, renovamos quase 70% da frota circulante, garantindo mais conforto e dignidade aos usuários”, afirmou David Almeida.
Investimentos em mobilidade urbana
O vice-prefeito e presidente interino do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Renato Junior, reforçou o compromisso com o aprimoramento do sistema de transporte.
“A frota renovada já oferece mais conforto e segurança, mas o desafio agora é ampliar esses avanços, implementando intervenções no trânsito e ajustando a mobilidade urbana para atender ao crescimento da cidade. Temos metas claras para 2025 e, com trabalho, vamos superar os desafios”, afirmou.
Já César Tadeu Teixeira, diretor-presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram), destacou o impacto positivo da gestão no transporte coletivo.
“Hoje, Manaus é a única cidade do Brasil que realiza mais de 99% das viagens programadas. Temos um dos melhores sistemas de bilhetagem eletrônica do mundo, com pagamento via Pix, cartão de crédito e um aplicativo que informa horários em tempo real”, explicou.
Reajuste na tarifa de ônibus em Manaus
A entrega dos novos veículos foi acompanhada pelo anúncio do reajuste na tarifa de ônibus, cujo valor ainda não foi detalhado pela prefeitura.
Desde maio de 2023, o valor da passagem está fixado em R$ 4,50, mas o aumento, que deverá entrar em vigor em fevereiro, continua em análise, com estudos técnicos sendo realizados pela administração municipal para definir o valor exato.
“Atualmente, a prefeitura subsidia mais de R$ 4 por passagem. Sem esse reajuste, será muito difícil manter a qualidade do transporte público”, destacou David Almeida, que realizou a entrega dos ônibus na Avenida das Torres.
Por fim, a medida busca equilibrar os custos operacionais e garantir a manutenção das melhorias no sistema de transporte coletivo.