Nesta sexta-feira (3), a cidade de Manaus passou a contar com 20 novos ônibus equipados com ar-condicionado, câmeras de segurança e tecnologia de baixa emissão de poluentes. A chegada dos veículos reforça o compromisso da gestão municipal em modernizar o transporte coletivo da cidade.

Com esses novos veículos, a administração do prefeito David Almeida alcança a marca de 420 ônibus entregues durante sua gestão, em Manaus. Em discurso, o prefeito destacou os avanços conquistados no transporte público, ressaltando o salto na qualidade da frota.

“Quando assumimos, apenas 8% da frota tinha ar-condicionado. Hoje, esse índice ultrapassa 40%. Com a inclusão de veículos seminovos, renovamos quase 70% da frota circulante, garantindo mais conforto e dignidade aos usuários”, afirmou David Almeida.

Investimentos em mobilidade urbana

O vice-prefeito e presidente interino do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Renato Junior, reforçou o compromisso com o aprimoramento do sistema de transporte.

Assaltos a ônibus diminuem em Manaus
Ônibus em Manaus – Foto: João Dejacy

“A frota renovada já oferece mais conforto e segurança, mas o desafio agora é ampliar esses avanços, implementando intervenções no trânsito e ajustando a mobilidade urbana para atender ao crescimento da cidade. Temos metas claras para 2025 e, com trabalho, vamos superar os desafios”, afirmou.

Já César Tadeu Teixeira, diretor-presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram), destacou o impacto positivo da gestão no transporte coletivo.

“Hoje, Manaus é a única cidade do Brasil que realiza mais de 99% das viagens programadas. Temos um dos melhores sistemas de bilhetagem eletrônica do mundo, com pagamento via Pix, cartão de crédito e um aplicativo que informa horários em tempo real”, explicou.

Reajuste na tarifa de ônibus em Manaus

A entrega dos novos veículos foi acompanhada pelo anúncio do reajuste na tarifa de ônibus, cujo valor ainda não foi detalhado pela prefeitura.

Preço da passagem de ônibus em Manaus sofrerá reajuste - Foto: Karla Vieira/Semcom
Preço da passagem de ônibus em Manaus sofrerá reajuste – Foto: Karla Vieira/Semcom

Desde maio de 2023, o valor da passagem está fixado em R$ 4,50, mas o aumento, que deverá entrar em vigor em fevereiro, continua em análise, com estudos técnicos sendo realizados pela administração municipal para definir o valor exato.

“Atualmente, a prefeitura subsidia mais de R$ 4 por passagem. Sem esse reajuste, será muito difícil manter a qualidade do transporte público”, destacou David Almeida, que realizou a entrega dos ônibus na Avenida das Torres.

Por fim, a medida busca equilibrar os custos operacionais e garantir a manutenção das melhorias no sistema de transporte coletivo.