A “Operação Rolezinho” realizada na noite de sexta-feira (3) e madrugada deste sábado (4) nas zonas Leste e Sul de Manaus resultou na apreensão de 51 veículos com irregularidades.
A ação tinha como objetivo desarticular grupos envolvidos no famoso “rolezinho”, sob o argumento de que a prática causa desordem viária e oferece risco à segurança da população.
Na ocasião, a equipe realizou a primeira parte da operação na avenida Aphaville, na zona Leste de Manaus, um local conhecido por ter várias adegas.
Durante a ação, as autoridades encontraram motocicletas com chassis danificados, vários condutores em estado de embriaguez e identificaram desordem das ruas na região.
Em seguida, a operação se deslocou para o bairro Japiim, na zona Sul da cidade, onde, após uma denúncia anônima, desarticulou uma tentativa de ‘rolezinho’ que sairia de uma festa de aniversário.
Operação rolezinho em Manaus
Durante a operação, foram abordados 325 veículos, entre motocicletas e carros de passeio.
Desses, as autoridades removeram 32 motocicletas devido a diversas irregularidades, sendo 13 delas sem placas de identificação, e apreenderam seis veículos de passeio por problemas legais.
O diretor-presidente do Detran-AM, Wendell Waughan, destacou o foco da operação.
“Essa operação teve como objetivo coibir o famoso rolezinho. Aqueles grupos que se aglomeram para promover a baderna no trânsito de Manaus, utilizando motocicletas com adulterações, descarga livre, sem retrovisor, entre outras infrações, precisam ser combatidos para garantir maior segurança viária e inibir a contravenção ao Código de Trânsito Brasileiro (CBT)”, afirmou.
Deflagração
A operação visa, assim, melhorar a segurança no trânsito e combater comportamentos que representam um risco iminente para motoristas e pedestres na cidade.
Além disso, durante a operação foram registrados 21 condutores sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Permissão para Dirigir (PPD), 19 condutores sem o equipamento de segurança, 15 casos de permissão de condução de veículo sem CNH e 10 casos de alcoolemia.
A ação, coordenada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), contou com a colaboração da Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop), Secretaria Executiva de Inteligência (Seai), Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e Polícia Civil do Amazonas (PCAM).
*Com informações da assessoria