A partir de hoje, segunda-feira (6), pais e responsáveis por crianças de 1 a 3 anos já podem realizar as inscrições para as creches municipais da Prefeitura de Manaus.

O período de inscrição vai até o dia 9 de janeiro de 2025 e deve ser feito exclusivamente pelo site: https://inscricaocreche.semed.manaus.am.gov.br.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) disponibilizou 10.498 vagas, sendo 7.588 delas destinadas a novas inscrições para as turmas Maternal 1, 2 e 3.

O processo seletivo é gratuito e segue critérios dE prioridade detalhados no edital, disponível no mesmo site de inscrição.

Orientações

Quem não tem acesso à internet pode realizar as inscrições para creches diretamente em qualquer unidade de ensino da rede municipal de Manaus.

A Semed orienta os pais a escolherem a unidade de ensino mais próxima de sua residência, já que não será possível solicitar transferências durante o ano letivo.

O resultado vai sair no dia 17 de janeiro de 2025, também no site oficial. Após a aprovação, os responsáveis terão entre os dias 20 e 22 de janeiro para confirmar a matrícula na unidade escolhida.

As creches municipais contam ainda com uma lista de cadastro reserva para atender possíveis novas demandas ao longo do ano.

A Semed reforça a importância de os responsáveis verificarem atentamente todas as informações e prazos para garantir a vaga.

Documentos necessários para inscrição

Para confirmar a matrícula após o resultado da seleção, os pais ou responsáveis deverão apresentar os seguintes documentos:

  • Certidão de nascimento da criança;
  • Documento oficial com foto dos responsáveis (RG ou CNH);
  • Comprovante de residência atualizado (últimos 90 dias);
  • Número do NIS (caso inscrito no CadÚnico);
  • Laudo médico atualizado, se a criança possuir deficiência ou condição atípica;
  • Declaração de trabalho ou vínculo empregatício da mãe (se aplicável);
  • Comprovante de medida protetiva (se aplicável);
  • Declaração escolar ou documento equivalente, no caso de mãe adolescente.

Critérios de desempate

Na seleção, critérios como inscrição no CadÚnico, deficiência, medida protetiva, e vínculo de servidores com a Semed terão prioridade.

Em situações de empate, a renda per capita familiar será determinante. Caso persista, será considerado o endereço mais próximo à creche e, por fim, a idade da criança, priorizando as mais velhas.

Por fim, a Secretaria reforça que é fundamental que todos os dados fornecidos durante a inscrição estejam corretos e atualizados para evitar problemas no processo.