Na manhã desta quarta-feira (8), um grupo de aprovados nos concursos públicos para a área de segurança realizou uma manifestação em frente à sede do Governo do Amazonas, localizada na Avenida Brasil, bairro Compensa, Zona Oeste de Manaus.
Os manifestantes organizaram o ato para exigir respostas sobre as convocações pendentes para os cargos previstos nos concursos.
Concurso Público
Os concursos foram lançados em dezembro de 2021 e ofertaram vagas para diversas instituições.
Entre as instituições contempladas estão a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) e a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
As provas e as etapas do processo seletivo se estenderam até dezembro de 2023.
“Não estamos apenas na condição de aprovados, mas estamos aptos. Realizamos todas as etapas e o governador fez o anúncio da convocação de uma pequena parte apenas”, disse um dos manifestantes.
Convocação de aprovados em concursos públicos em Manaus
Em 2024, o Governo do Amazonas convocou e formou a primeira turma, incorporando 1.000 soldados praças à Polícia Militar.
No entanto, os manifestantes afirmam que ainda há muitos aprovados aguardando a chamada para os cargos.
O grupo busca diálogo com as autoridades estaduais para obter um cronograma definitivo de convocação. Além disso, busca reforçar a importância do preenchimento das vagas para a melhoria da segurança pública no estado.
Resposta do Governo do Amazonas
Em nota, o Governo do Amazonas informou que já convocou mais de 1,7 mil aprovados no concurso público de 2022 para as Forças de Segurança Pública, incluindo mil Policiais Militares aprovados dentro das vagas estabelecidas no edital.
Por fim, o governo acrescentou que está trabalhando no planejamento de uma nova convocação.
“O Estado ressalta que acredita no caminho do diálogo e não no uso de pressões de movimentos conduzidos por questões políticas e de interesses de terceiros, com o objetivo de tumultuar o processo de chamamento do certame”, informou.