A menos de um mês do início do ano letivo em Manaus, a maioria das instituições de ensino ainda não regularizou o cadastro de alunos para garantir o benefício da meia-passagem estudantil.
Dados do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) mostram que mais de 80% das escolas particulares, faculdades e outras unidades educacionais ainda não completaram a atualização necessária.
Sem o cadastro atualizado, os estudantes ficam impossibilitados de utilizar o benefício, essencial para reduzir os custos com transporte público.
Quem deve atualizar os cadastros?
A atualização obrigatória inclui instituições como escolas privadas, cursos livres, técnicos, de idiomas, pré-vestibulares, supletivos e universidades públicas e privadas.
O processo deve ser realizado no site “souestudante.sinetram.com.br”. O representante da instituição precisa acessar o menu “Acesso Administrativo”, clicar em “Primeiro Acesso” e inserir o CNPJ da unidade de ensino.
Após essa etapa, o sistema envia um e-mail com a senha de acesso para completar o cadastro.
Novo aplicativo
Desde dezembro de 2024, o aplicativo “Sou Estudante Manaus” está disponível para facilitar o acesso aos serviços relacionados à meia-passagem.
O app permite que estudantes verifiquem se possuem o cartão PassaFácil Estudantil.
Caso não tenham, podem solicitar o documento gratuitamente, com a opção de retirada nos terminais ou entrega em casa (mediante pagamento da taxa de envio).
Outra novidade é a gestão de cadastros de estudantes menores de 13 anos, que pode ser feita pelos pais ou responsáveis.
Além disso, o aplicativo permite solicitar créditos mensais de gratuidade para alunos da rede pública e meia-passagem para estudantes de escolas particulares, eliminando a necessidade de deslocamentos até os postos do Sinetram, salvo em casos específicos, como bloqueios por biometria.
Contato para dúvidas
Gestores e administradores das instituições podem esclarecer dúvidas pelos canais de comunicação disponíveis. Os contatos incluem o telefone 0800 2123 270, o WhatsApp (92) 98842-1443, e os e-mails cadastroestudantil.pmm@gmail.com e maria.miguez@pmm.gov.br.
A Prefeitura de Manaus reforça a importância de agilizar o processo, garantindo que os estudantes possam utilizar o benefício já no início do período letivo.