Na manhã desta segunda-feira (13), ‘Piratas do rio’ tiveram um roubo a a uma embarcação frustrado no Rio Solimões, no município de Coari, interior do Amazonas. Os policiais do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), com o apoio da Base Fluvial Arpão 1, conseguiram impedir o crime.

De acordo com o tenente-coronel Pedro Moreira, comandante do 5º BPM, a operação teve início após uma denúncia de que um grupo criminoso havia abordado um barco pesqueiro próximo à Ilha da Botija, no Rio Solimões. O oficial acionou imediatamente o efetivo da Base Arpão, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

As equipes localizaram a embarcação e observaram um bote de alumínio com cinco suspeitos saindo do barco. Ao avistarem os policiais, os criminosos abriram fogo, iniciando uma troca de tiros. Os homens fugiram para uma área de mata após abandonarem o bote na margem do rio.

Na embarcação utilizada pelos criminosos, os agentes apreenderam duas pistolas calibre 9mm e 20 munições.

Lancha usada pelos criminosos. – Foto: Divulgação/ SSP-AM.

Resgate da tripulação

Os policiais abordaram o barco pesqueiro, onde encontraram as vítimas trancadas no porão da embarcação. No total, foram resgatadas oito pessoas: cinco homens, duas mulheres e um bebê de oito meses.

Segundo relatos das vítimas, os criminosos confundiram o barco pesqueiro com uma embarcação suspeita de transportar entorpecentes.

“Ao perceberem que não encontrariam o que procuravam, tentaram roubar outros objetos. Felizmente, conseguimos recuperar tudo e garantir a segurança de todos a bordo”, explicou Moreira.