Os acidentes de atropelamento e colisão são os principais responsáveis pelas mortes no trânsito de Manaus, de acordo com dados do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).
Além disso, a cidade observou um aumento de 29% no número de acidentes em 2024, em comparação ao mesmo período de 2023.
Enquanto no ano passado ocorreram 231 acidentes, em 2024 o total subiu para 297.
Contudo, o impacto desse aumento foi refletido nas mortes, que chegaram a 309 vítimas fatais no trânsito da capital amazonense.
Tipos mais comuns de acidentes de trânsito em Manaus
Os tipos de acidentes mais comuns continuam a ser os atropelamentos e colisões, que somaram grande parte das ocorrências e contribuíram para o aumento das fatalidades.
Atropelamentos: Foram registrados 83 atropelamentos, um aumento de 12,3% em relação ao ano passado.
Esse tipo de acidente acontece quando um veículo em movimento atinge um pedestre, sendo uma das principais causas de mortes no trânsito.
Colisões: O número de colisões subiu para 136, com um aumento de 27,1%.
Esse tipo de sinistro envolve o impacto entre dois veículos em movimento, representando uma das principais causas de lesões e óbitos.
Outros tipos de acidentes que também apresentaram alta
Choques: 34 choques, com um aumento de 36%. Este acidente ocorre quando um veículo colide de forma forte e inesperada contra obstáculos fixos, como paredes, postes ou outros objetos.
Quedas: 27 quedas, que aumentaram 35%, incluem tanto pessoas que caem de veículos, como motociclistas e passageiros de ônibus, quanto veículos que sofrem quedas, como em acidentes envolvendo motos ou veículos pesados.