Uma mulher de 27 anos foi presa por maus-tratos após um cachorro caramelo ser resgatado de um quintal tomado pelo mato no bairro Japiim, zona sul de Manaus.
Segundo a delegada Juliana Viga, titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema), a ação ocorreu após denúncia da Organização Não Governamental (ONG) Anjos de Rua, que relatou a situação de abandono e sofrimento do animal.
“Quando chegamos ao local da denúncia, encontramos o animal em um quintal isolado, tomado por mato alto. O cão estava extremamente magro e infestado de carrapatos”, explicou a delegada.
De acordo com a polícia, vizinhos tentavam alimentar o cachorro, já que a dona não o fazia. Porém, devido à densa vegetação no quintal onde ele estava confinado, o animal não conseguia mais acessar as casas vizinhas em busca de comida.
O cachorro foi resgatado e encaminhado para cuidados veterinários, enquanto a suspeita foi autuada por maus-tratos a animais, conforme previsto na legislação ambiental.
Trancado em meio ao mato
“A mulher confessou que mantinha o cachorro isolado no quintal, sem acesso a alimentação, água ou abrigo, alegando que a porta desse espaço estava trancada há seis anos e que ela não tinha a chave para abri-la”, informou a delegada Juliana Viga.
Após a prisão da suspeita, o cachorro foi resgatado pela ONG Anjos de Rua e levado para atendimento médico veterinário de urgência, devido ao estado debilitado em que foi encontrado.
A mulher foi autuada em flagrante pelo crime de maus-tratos a animais, conforme previsto na legislação brasileira.
Veja vídeo do resgate: