Ícone do site Portal Norte

Confira onde se vacinar contra a dengue, gripe e covid-19 neste sábado (18) em Manaus

Com o aumento dos casos de síndromes gripais, neste sábado (18), nove unidades básicas de saúde estarão abertas para reforçar a proteção da população com as vacinas contra a dengue, gripe e covid em Manaus.

Todas as unidades de saúde com horário ampliado, assim como a clínica da família Carmen Nicolau, estarão disponíveis para aplicação das vacinas contra influenza e Covid-19. Já a vacina contra a dengue será ofertada em seis dessas unidades. O atendimento nas unidades ampliadas ocorrerá das 8h às 12h, enquanto na clínica Carmen Nicolau se estenderá até as 17h.

As vacinas são ofertadas pela Prefeitura de Manaus, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Público e doses

As vacinas atendem aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. A vacina contra influenza trivalente, a gripe, no entanto, está disponível para todos os públicos, desde crianças a partir de 6 meses de idade até idosos. Esse imunizante estará acessível até o dia 31 de janeiro ou até o término dos estoques.

A vacina contra covid-19 é voltada para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos, gestantes e outros 14 grupos prioritários. As crianças devem seguir o esquema vacinal básico, enquanto os idosos e imunocomprometidos devem receber duas doses anuais, com intervalo de seis meses. Gestantes devem tomar uma dose por gestação, independentemente do trimestre.

Já a vacina contra dengue é destinada a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, com duas doses do imunizante Qdenga, aplicadas em um intervalo de três meses. Essa vacina deve ser administrada isoladamente, respeitando os intervalos recomendados em relação a outros imunizantes do calendário básico.

UBS’s abertas neste sábado (18)

Zona Norte

Zona Leste

Zona Oeste

Zona Sul

Proteção

Além da vacinação, medidas preventivas continuam sendo fundamentais para conter essas doenças. Contra a dengue, é importante evitar a formação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, verificando regularmente áreas propensas ao acúmulo de água parada.

Para a prevenção de influenza e Covid-19, recomenda-se a higienização frequente das mãos, evitar tocar olhos, nariz e boca, e adotar a etiqueta respiratória ao tossir ou espirrar. O uso de máscaras é indicado para pessoas com sintomas respiratórios.

Sair da versão mobile