INFRAESTRUTURA

Cidade de Deus ganha rede de esgoto que vai beneficiar mais de 13 mil moradores em Manaus

Obra de esgotamento sanitário vai atender 13,2 mil habitantes da zona Norte com previsão de conclusão para o fim do ano. Sistema inclui tarifa social para facilitar adesão dos moradores.
Redação Portal Norte
ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x

O bairro Cidade de Deus, na zona Norte de Manaus, está recebendo obras de esgotamento sanitário que prometem melhorar a qualidade de vida de cerca de 13,2 mil moradores.

A concessionária Águas de Manaus está implantando 17,8 mil metros de tubulações e 15 estações elevatórias para garantir o bombeamento do esgoto até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Prourbis.

Obras no bairro Cidade de Deus, em Manaus. – Foto: Divulgação/ Águas de Manaus.

De acordo com o gerente de Engenharia da empresa, Wendel Sousa, a conclusão dos serviços está prevista para o fim do ano.

“A coleta e o tratamento de esgoto representam mais saúde para os moradores. Todo o material coletado passará por tratamento antes de ser devolvido ao meio ambiente”, explicou.

Rede se adapta ao relevo do bairro

Com ruas estreitas e ladeiras, o bairro Cidade de Deus exigiu a construção de um maior número de estações elevatórias.

Duas dessas unidades serão de grande porte para garantir o fluxo do esgoto das áreas mais baixas para as mais altas”, destacou Wendel Sousa.

Serviços de esgotamento sanitário. – Foto: Divulgação/ Águas de Manaus.

As obras vão contemplar mais de 50 vias, incluindo ruas, becos e avenidas. Equipes da concessionária estão atuando diariamente na região, orientando os moradores sobre o cronograma dos serviços e a importância da adesão ao sistema de esgoto.

Conscientização e tarifa social

Durante as obras, agentes da Águas de Manaus realizam visitas porta a porta para esclarecer dúvidas sobre a interligação ao sistema de esgoto.

As tarifas sociais Manauara e Tarifa 10 garantem isenção no custo da ligação para os moradores já cadastrados.

Ação visa beneficiar população. – Foto: Divulgação/ Águas de Manaus.

“O objetivo é incentivar a conexão ao sistema e garantir que todos os moradores possam usufruir dos benefícios do tratamento de esgoto”, explicou Simony Dias, gerente de Responsabilidade Social da empresa.

A concessionária destaca que, além da melhoria na qualidade de vida, o novo sistema pode contribuir para a recuperação dos igarapés da cidade, reduzindo o despejo irregular de esgoto na natureza.