O estado Acre registrou o menor percentual de desmatamento, segundo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) que divulgou nesta segunda-feira (18), o relatório do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) referentes a fevereiro de 2024.
De acordo com o relatório, em toda a Amazônia Legal foram detectados 117 quilômetros quadrados de desmatamento, representando uma queda de 64% em relação a fevereiro de 2023, quando o desmatamento atingiu a marca de 325 quilômetros quadrados.
Entre os estados da região, o Acre registrou o menor percentual, com apenas 1% do total. Os principais estados afetados pelo desmatamento em fevereiro de 2024 foram o Mato Grosso (38%), Amazonas (22%), Roraima (22%), Pará (10%), Maranhão (4%), Rondônia (3%) e Acre (1%).
Considerando os dados de janeiro e fevereiro de 2024, a Amazônia Legal teve no primeiro bimestre deste ano o menor índice de desmatamento em seis anos, o que é uma notícia positiva para a conservação da região.
A Amazônia Legal corresponde a 59% do território brasileiro e engloba a área de nove estados: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão.
Comparando com o mesmo período do ano anterior, em 2024 foram derrubados 196 quilômetros quadrados de floresta na Amazônia, representando uma queda significativa em relação aos 523 quilômetros quadrados derrubados no mesmo período de 2023.
Isso indica uma diminuição de 63% no desmatamento, demonstrando a menor taxa dos últimos seis anos.