O tucumã é uma fruta que cresce em cachos. Originário da Colômbia, ele adaptou-se excepcionalmente bem à Amazônia brasileira.
A maneira que a fruta se desenvolve é bastante semelhante ao açaí, na palmeira tucumanzeiro, nativa da região amazônica.
Com formato arredondado e casca fina, o fruto se destaca por sua coloração vibrante. Ele também é conhecido por vários nomes, como tucumã-açu, acaiúra ou acuiuru.
Leia Também: Cipó-Alho: conheça os múltiplos usos da planta nativa da Amazônia
Para que serve o tucumã?
Na vida cotidiana das comunidades amazônicas, o tucumã é consumido in natura ou em sucos. Além disso, o fruto é utilizado na produção de óleo, azeite e produtos cosméticos.
Disponível ao longo do ano, o tucumã é amplamente consumido como alimento. Ele é popularmente utilizado em sanduíches, sorvetes, sucos, licores e doces. Seu caroço é valorizado por artesãos para a confecção de anéis, brincos, pulseiras e colares.
Estudos mostram que o tucumã possui um perfil nutricional equilibrado. Ele é rico em carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, fibras e compostos bioativos.
O tucumã também possui uma alta concentração de ácidos graxos saturados e monoinsaturados.
Principais benefícios do Tucumã
1. Previne o envelhecimento precoce;
2. Mantém a saúde ocular;
3. Ajuda a evitar diabetes;
4. Reduz o colesterol LDL, o “ruim”;
5. Fortalece o sistema imunológico;
6. Ajuda a manter a saúde gastrointestinal;
7. Fornece energia ao corpo.
Creme de tucumã: assista ao vídeo e confira a receita
Com informações de Tua Saúde, Wikipedia e Agrishow Digital.
O Portal Norte é sua fonte de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas diariamente.