O Ministério Público Federal (MPF) acionou a Justiça para obrigar a União a liberar, com urgência, fundos necessários para contratar brigadistas e comprar equipamentos destinados ao combate a incêndios na região Norte.
A ação foi motivada pela ausência de resposta do governo a uma recomendação do MPF, feita em 22 de agosto, que solicitava a contratação de mais de 450 brigadistas e o fornecimento de aeronaves para enfrentar os incêndios.
O MPF exige a imediata liberação de recursos para formar 15 brigadas, cada uma composta por 30 brigadistas temporários.
Aquisição de equipamentos
Também demanda que o governo providencie equipamentos de proteção individual, aeronaves com capacidade para transportar até 12 mil litros de água por voo e helicópteros equipados com dispersores de água. Como alternativa, sugere que a União considere a requisição de bombeiros militares de outros estados.
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Rondônia ressalta que os recursos são essenciais, pois a equipe atual, composta por apenas 205 brigadistas em oito bases, é insuficiente para atender Rondônia, o sul do Amazonas e regiões vizinhas.
Além disso, o MPF pede que a União seja condenada a pagar R$ 50 milhões por danos morais coletivos e solicita o envio de efetivo da Força Nacional de Segurança e do Exército Brasileiro para patrulhar as áreas afetadas, garantindo escolta para os brigadistas em Rondônia, Acre, sul do Amazonas e Oeste do Mato Grosso.
Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.