O Presidente da Associação Pan Amazônica, Adelio Barofaldi, frisou o seu apoio à revitalização e reconstrução da BR-319. Em declaração, tratou o assunto com “urgência” ao falar da crise hídrica que afeta o Rio Madeira.
O representante da associação afirma que, sem a via em “plenas condições de operação”, a população de Rondônia enfrentará “dificuldades graves”. Adelio ressalta que diante dos níveis críticos do rio, a BR-319 se tornará a “única alternativa viável para o transporte de itens essenciais”.
Na última quarta-feira (11) o presidente Luís Inácio Lula da Silva opinou sobre o tema durante uma entrevista exclusiva à Norte FM. O chefe do executivo disse que “definitivamente” o projeto deve seguir.
Lula afirmou que reunirá governadores, senadores, deputados, ministros e especialistas para garantir que a construção ocorra sem prejudicar o meio ambiente, buscando soluções que preservem a floresta.
BR-319 e crise hídrica
Na declaração, o presidente da associação pontou uma série de motivos pelos quais a BR-319 é crucial para a população de Rondônia.
- Integração e desenvolvimento regional: A rodovia conecta Rondônia ao Amazonas, promovendo a integração econômica e social da região.
- Transporte de itens essenciais: Durante a crise hídrica que afeta o Rio Madeira, a BR-319 se torna a única rota viável para o transporte de alimentos, medicamentos e combustíveis.
- Redução de custos: Sem a rodovia, combustíveis teriam que ser transportados de regiões distantes, como São Paulo, aumentando os custos e pressionando a economia local.
- Alternativa ao transporte aéreo: Com os cancelamentos de voos causados por queimadas, a BR-319 seria a principal rota para o fluxo de pessoas e mercadorias.
- Sustentabilidade econômica: A rodovia mantém Rondônia e Amazonas conectados ao restante do Brasil, evitando o isolamento e os altos custos de transporte, essenciais para o bem-estar da população.
No último boletim da Defesa Civil do Amazonas, referente à quarta-feira (11), o Rio Madeira registrou a cota de 8,36 cm. O nível está, apenas, 0,26 cm do menor nível já registrado.
Em 2023, o leito atingiu a cota de 8,10 cm apenas no dia 13 de outubro. Isso revela que a estiagem pode atingir o pior registro com um mês de “antecedência”.
Confira a declaração completa
“A BR-319, que liga os estados de Rondônia e Amazonas, é muito mais do que uma estrada. Ela representa uma linha vital de integração e desenvolvimento econômico, social e regional. No entanto, a rodovia permanece um símbolo das promessas políticas que, por décadas, alimentaram esperanças de desenvolvimento e integração nacional.
Desde sua inauguração em 1976, temos testemunhado garantias de que a rodovia seria reconstruída e pavimentada, transformando-se novamente em uma via de prosperidade para Rondônia, Amazonas e toda a Amazônia.
A urgência dessa obra nunca foi tão evidente quanto agora, em meio à crise hídrica que afeta o Rio Madeira, com níveis historicamente baixos. Com a redução da navegabilidade no Rio Madeira, essa rodovia se torna a única alternativa viável para o transporte de itens essenciais como alimentos, medicamentos e, principalmente, combustíveis que vêm de Manaus para Rondônia.
Sem essa via em plenas condições de operação, a população de Rondônia pode enfrentar dificuldades graves. O impacto já é sentido no estado do Amazonas, onde o custo de vida está diretamente ligado às precárias condições da BR-319. Se o rio ficar intransitável, os combustíveis, por exemplo, precisarão vir de Paulínia, em São Paulo para Rondônia, elevando significativamente os custos e, consequentemente, pressionando a economia local.
Além disso, a recente onda de cancelamentos de voos devido à fumaça provocada pelas queimadas agrava ainda mais a situação, destacando a urgência da BR-319. Com o transporte aéreo frequentemente interrompido, a rodovia se torna a única alternativa viável para manter o fluxo de pessoas e mercadorias entre o Amazonas e Rondônia.
A falta de uma infraestrutura rodoviária adequada nos deixa vulneráveis, intensificando o isolamento da região e dificultando o acesso a bens e serviços essenciais. Estamos em um momento crucial, onde os projetos que envolvem a BR-319 necessitam de mais do que palavras e promessas. Precisam de ação. E, como sociedade, devemos nos mobilizar para cobrar dos nossos representantes um compromisso real e duradouro com essa obra de vital importância.
A reconstrução da BR-319 não é uma questão de escolha; é uma necessidade para o futuro econômico e social de Rondônia, Amazonas e de toda a Amazônia. Não podemos mais postergar essa discussão.
A realidade nos mostra que ao longo dos anos, as promessas de reconstrução tem enfrentado barreiras diversas: ambientais, burocráticas e de vontade política. Mais do que nunca, é preciso que nossos governantes priorizem essa obra, garantindo que a reconstrução ocorra de forma sustentável, preservando o meio ambiente, mas também assegurando a sobrevivência e o bem-estar das populações amazônicas.
Se a BR-319 estivesse em condições adequadas, o impacto da crise hídrica do Rio Madeira seria muito menos severo. Ela permitiria a continuidade do abastecimento e do transporte de bens de forma eficiente, evitando a escalada dos preços e garantindo que o Amazonas permanecesse conectado ao restante do Brasil. O tempo de agir é agora.
A reconstrução dessa rodovia não pode mais ser tratada como promessa, mas sim como um compromisso inadiável com o futuro da nossa região. A luta pela BR-319 transcende qualquer ideologia política; é uma causa apartidária, voltada para o bem-estar e o desenvolvimento de toda a região amazônica. Chega de promessas vazias. O povo da Amazônia precisa de respeito e ações concretas, não de discursos. É hora de transformar palavras em resultados e garantir o direito ao progresso que tanto merecemos.”