Pescadores da zona rural de Sena Madureira, no interior do Estado do Acre, distante a 144km da capital, capturaram um pirarucu de 100 quilos, surpreendendo a comunidade local. O vídeo do feito gerou grande repercussão nas redes sociais.

O vídeo, divulgado no último final de semana, mostra o exato momento em que o peixe gigante é retirado de um lago. A captura impressionou os presentes e chamou atenção nas plataformas sociais.

Nas imagens, o pirarucu é tratado às margens do Rio Macauã, e os pescadores expressam seu espanto. Um comentário brincalhão gerou risadas: “O primeiro cinto tá feito!”.

A captura do pirarucu, uma das maiores espécies de peixes de água doce do mundo, chamou atenção por que o peixe tem muita relevância econômica. A carne e a pele são altamente valorizadas.

O vídeo viralizou e se tornou assunto em Sena Madureira. O feito reforça a importância da pesca para a economia local e a cultura amazônica.

Pirarucu

O pirarucu é um dos maiores peixes de água doce do mundo, podendo atingir até três metros de comprimento e pesar mais de 200 quilos.

Conhecido pela carne saborosa e pele resistente, o pirarucu é altamente valorizado na culinária e artesanato das regiões amazônicas. Sua pesca exige técnicas especializadas.

Por ser uma espécie que respira ar atmosférico, o pirarucu precisa emergir periodicamente, o que facilita sua localização pelos pescadores experientes na Amazônia.

Recentemente, outro vídeo sobre pirarucu viralizou, quando uma turista tentou pescar um e não conseguiu segurar o peso do animal.

Sua pele resistente é aproveitada na confecção de acessórios como bolsas e cintos, gerando ainda mais valor econômico, além do consumo de sua carne.