Uma equipe de arqueólogos fez uma descoberta importante ao encontrar uma cidade perdida na Amazônia de origem portuguesa, datada no século XVIII.
Os primeiros resultados da pesquisa foram apresentandos em um evento no Museu da Amazônia, em Manaus, como parte do projeto “Amazônia Revelada”, que reúne especialistas na região e nos povos da floresta.
Cidade perdida na Amazônia
A cidade, que constava em mapas antigos, havia desaparecido, mas foi revelada pela equipe de arqueólogos, liderada por Eduardo Neves, diretor do Museu de Arqueologia e Etnografia da Universidade de São Paulo.
Eduardo explicou que a cidade foi abandonada e, com o tempo, a floresta a engoliu e as pedras foram removidas. Com a ajuda dos mapas, a equipe conseguiu identificar o traçado das ruas, segundo o pesquisador-líder.
A cidade portuguesa se refere a uma construção colonial e isso se deve ao período em que o Brasil estava sob o domínio de Portugal.
A exploração portuguesa, apesar de serem mais associadas às regiões costeiras do Nordeste e Sudeste, também tiveram presença na Amazônia. A expansão foi motivada por busca de riquezas, desejo de consolitar o domínio sobre vastas terras e necessidade de controlar rotas comerciais.
Além disso, houve também missões religiosas, que também tiveram um importante papel na interiorização da colonização, especialmente na Amazônia.