O ingá é o fruto da ingazeira, uma árvore muito encontrada na floresta Amazônica, principalmente em regiões de lagos e rios.. Apesar de não ser uma das mais famosas frutas, ela é rica em ótimas propriedades que podem beneficiar muito a saúde.
O formato da fruta também é diferente, tem um cumprimento maior, as sementes são cobertas por uma polpa branca doce e suculenta, que pode ser consumida ao natural ou usada em receitas como sucos, bolos, saladas de fruta, mousses, sorvetes e vitaminas.
O ingá, também chamado de ingá-branco, ingá-chichica e ingá-mirim, tem o nome de origem indígena Tupi e significa “ensopado” – cheio de água.
Espécies de ingá
São conhecidas cerca de 300 espécies do gênero Ingá, todas produzem frutos em vagens, que podem atingir até mais 1m de comprimento, dependendo da espécie, mas de forma geral grande parte das espécies possuem frutos com até cerca de 10-30 cm de comprimento.
O ingá é o fruto da ingazeira, uma árvore da família Fabaceae, nativa da América do Sul e muito comum em regiões de Mata Atlântica e Cerrado. A árvore pode atingir até 15 metros de altura, com um tronco reto e copa arredondada.
Benefícios do ingá
- Fortalece os ossos: a fruta é rica em minerais, em especial o cálcio, por isso, é conhecida como um grande aliada da saúde óssea. Portanto, seu consumo pode ser uma maneira de prevenir problemas de saúde como a osteoporose (ossos frágeis).
- Protege a saúde dos olhos: o fruto é replero de vitaminas, a exemplo da vitamina A, que é excelente para a saúde dos olhos bem como da pele. Entre os problemas que a vitamina A pode ajudar a prevenir estão a catarata (visão embaçada) e o glaucoma (dano ao nervo ocular).
- Fortalece a imunidade: as vitaminas e antioxidantes contidos em sua composição. combatem o envelhecimento precoce. Além disso, previne ou aliviam inflamações, inclusive a ação de radicais livres, que provocam o estresse oxidativo.
- Alivia dores: alivia especialmente as dores de cabeça e a enxaqueca. Ele pode funcionar como um remédio natural para resolver esses problemas por ter ação adstringente. Assim, para aproveitar esse benefício, é só consumir a fruta natural ou usar sua polpa para preparar um suco.
Como consumir o ingá
- In natura (direto da planta).
- Sucos, vitaminas e smothies.
- Salada de frutas.