Ícone do site Portal Norte

Conheça o ingá: fruto da ingazeira é comum em regiões de lagos e rios

Fruto é encontrado em regiões de lagos e rios. - Foto: Reprodução/ Reds Sociais.

O ingá é o fruto da ingazeira, uma árvore muito encontrada na floresta Amazônica, principalmente em regiões de lagos e rios.. Apesar de não ser uma das mais famosas frutas, ela é rica em ótimas propriedades que podem beneficiar muito a saúde.

O formato da fruta também é diferente, tem um cumprimento maior, as sementes são cobertas por uma polpa branca doce e suculenta, que pode ser consumida ao natural ou usada em receitas como sucos, bolos, saladas de fruta, mousses, sorvetes e vitaminas.

O ingá, também chamado de ingá-branco, ingá-chichica e ingá-mirim, tem o nome de origem indígena Tupi e significa “ensopado” – cheio de água. 

Espécies de ingá

São conhecidas cerca de 300 espécies do gênero Ingá, todas produzem frutos em vagens, que podem atingir até mais 1m de comprimento, dependendo da espécie, mas de forma geral grande parte das espécies possuem frutos com até cerca de 10-30 cm de comprimento.

O ingá é o fruto da ingazeira, uma árvore da família Fabaceae, nativa da América do Sul e muito comum em regiões de Mata Atlântica e Cerrado. A árvore pode atingir até 15 metros de altura, com um tronco reto e copa arredondada. 

Benefícios do ingá

Como consumir o ingá

Sair da versão mobile