Encontraram a baleia beluga, apontada como uma “espiã russa”, morta na baía de Risavika, no sul da Noruega. O mamífero possuia uma coleira para rastreio que lembrava uma pequena câmera.
O conjunto de fatos, associados ao termo “equipamento de São Petersburgo”, presente no dispositivo, fomentou ainda mais a teoria. A suposta “baleia espiã”, do sexo masculino, facilmente interagia com pessoas.
As informações são do rádio NRK, que veiculou o acontecimento no último sábado (30).
Ainda na entrevista, a ONG Marine Mind disse que a beluga estava boiando no mar e que, até o momento, não se sabe a causa da sua morte. Ela pesava 1.200 kg e tinha 4,2 metros de comprimentos.
Teoria da ‘espiã russa’
Ainda na teoria, o apelido dado a ela fazia referência ao presidente da Rússia, Vladimir Putin. O jogo de palavras indicava “Hval”, baleia em norueguês, e “dimir”, conectado ao nome do chefe do executivo.
Reforçando a hipótese da “baleia espiã”, relembram que a Marinha Russa já treinou golfinhos com finalidades militares.
O que é uma baleia beluga?
A baleia beluga (Delphinapterus leucas) é um cetáceo da família Monodontidae, conhecida por sua cor branca e por sua capacidade de emitir uma ampla variedade de sons, chegando a “imitar” voz humana.
Esses animais também possuem uma “cabeça melão”, que é uma estrutura arredondada na testa que pode mudar de forma, ajudando na emissão e recepção de sons, o que é importante para a ecolocalização.
Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.