Banhistas flagraram um momento impressionante em que uma sucuri gigante se refrescava nas águas do Rio Turvo, em Goiás. A autora do vídeo o compartilhou no TikTok, onde atingiu mais de 7 milhões de visualizações.
O registro, compartilhado pela empresária Luana Santos em suas redes sociais, mostra a cobra em seu habitat natural. Em contato com o Metrópoles, ela comentou sobre a experiência, que aconteceu no dia 6 de outubro.
Além disso, a empresária fez questão de ressaltar que o grupo de banhistas estava em uma distância segura do animal. Normalmente, esses animais não representam riscos aos humanos, exceto quando se sentem ameaçadas.
A maioria das sucuris não possui veneno e, por isso, dependem da força para capturar suas presas, matando-as por constrição — enrolando-se ao redor da vítima até interromper o fluxo sanguíneo.
@luana.xsantos 🐍 Obs: estavamos bem afastado de onde ela estava, mais não pude deixar de registrar.. #cobra #sucuri #rio #calor ♬ original sound – Blade of Eleonora
Sucuri gigante: conheça hábitos destes animais
As sucuris são serpentes semiaquáticas encontradas próximas a rios, lagos e pântanos da América do Sul, especialmente na Amazônia. Com hábitos noturnos e crepusculares, são ágeis na água e lentas em terra. Elas são carnívoras e matam suas presas por constrição, alimentando-se de peixes, aves e mamíferos de médio porte. As sucuris são ovovivíparas, dando à luz de 20 a 40 filhotes por ano. Embora seu tamanho intimide, não possuem veneno e evitam confrontos com humanos, preferindo fugir ou se camuflar.
Animal ataca homem
Em um evento raro, uma sucuri atacou um homem que nadava em um rio no interior do Pará. O registro dos minutos de desespero começaram a viralizar no final de setembro. A fim de escapar do confronto, o homem mordeu a cobra.
A sucuri se enrolou ao redor do seu corpo, e, após várias tentativas frustradas de amigos para soltá-la, ele decidiu mordê-la, fazendo com que o réptil afrouxasse a pressão.