Uma cena inusitada viralizou nas redes sociais durante os últimos dias: uma mulher revela um gambá escondido no cabelo. A cena é tão impressionante e inusitada que deixou, tantos os internautas, como as testemunhas de queixo no chão.
A pessoa que grava o vídeo reage incrédula: “Eu não estou acreditando nisso não!”. Por outro lado, a dona do gambá explica com naturalidade: “Ele não fede, quem fede é a mãe. Ela solta catinga para afastar a gente de perto dele”.
Em determinado momento, a mulher tenta soltar o pequeno, preso nos fios do seu cabelo. Outra testemunha da cena comenta, surpresa: “O bicho está agarrado”. Nesse instante, o filhote é visto com as patinhas firmes nas madeixas da sua cuidadora.
Por fim, consegue o soltar, depois de muito esforço. Em um momento curioso, a mulher cheira o gambá e, sorrindo, oferece para outra pessoa também sentir o cheiro. A outra mulher, porém, recusa rapidamente.
Assista:
Por que gambá fede?
Os gambás exalam um forte odor para se defender de predadores. Essa habilidade está ligada às glândulas anais, que liberam um líquido com cheiro extremamente desagradável. A substância contém compostos químicos chamados tioles (ou mercaptanos), os mesmos presentes em ovos podres e gás natural, o que causa o mau cheiro característico.
Como funciona essa defesa:
- Advertência: Antes de soltar o jato, o gambá costuma emitir sinais, como bater as patas no chão ou levantar o rabo.
- Alcance: Se ameaçado, ele pode lançar o líquido a uma distância de até 3 metros.
- Efeito: O cheiro é tão forte que pode causar náusea e irritação nos olhos e nariz.
Essa técnica é uma forma eficiente de afastar predadores, pois o odor pode durar dias, sendo dificilmente removido.