Após a manifestação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a volta do financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para obras de engenharia no exterior, críticas da oposição começaram a ser expostas nas redes sociais.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O pronunciamento de Lula foi feito na última segunda-feira (23), em visita oficial a Buenos Aires, na Argentina. 

“O BNDES vai voltar a financiar projetos de engenharia para ajudar empresas brasileiras no exterior e para ajudar que os países vizinhos possam crescer”, afirmou Lula.

Críticas ao financiamento

Nas redes sociais, o deputado federal Carlos Sampaio (PSDB-SP) afirmou que o projeto de lei proposto por ele para incluir no Código Penal brasileiro, o crime de gestão fraudulenta de garantias em instituições financeiras públicas, pode impedir os financiamentos ao exterior.

O ex-ministro da Casa Civil e senador Ciro Nogueira (PP-PI) criticou a proposta de Lula e afirmou que vai apresentar emendas ao projeto de lei que altera a Lei das Estatais.

A proposta que será apresentada pelo senador pretende garantir que “empresas públicas brasileiras não financiem países sem condição de pagarem suas dívidas, em obras com pouco ou nenhum retorno para o Brasil”.

Segundo Nogueira, a ideia é que se houver qualquer irregularidade, não haverá financiamento.

RELACIONADAS

+ Lula vai ao Uruguai e tenta proteger Mercosul de acordo com a China

+ Ministro do Trabalho pedirá fim de novos pedidos de saque-aniversário

+ Amazônia: 6 países da região devem liderar preservação, diz Lula

O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, disse que o financiamento é feito para uma empresa brasileira que vai exportar e gerar empregos no Brasil.