O deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) afirmou, na manhã desta terça-feira (31), que pretende conseguir a relatoria do projeto de lei para regulação do mercado de carbono.
+ Envie esta notícia no seu Whatsapp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
O pronunciamento foi feito após a coletiva de imprensa do gabinete compartilhado, no qual o deputado mais novo da Câmara e também o mais votado do Amazonas participou.
“Eu vou tentar pegar o relatoria do projeto de lei para a questão do mercado de carbono. Além disso, temos ali um projeto que está no forno para a questão do alistamento militar obrigatório que queremos tornar facultativo”, afirmou.
Além destas duas iniciativas, o deputado destacou que vai dar seguimento para as denúncias que realizou ao Ministério Público Federal (MPF), quando vereador, contra a família do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante).
Conforme o parlamentar, as denúncias investigam irregularidades na distribuição de apartamentos populares para a filha do prefeito.
“Dar seguimento às denúncias que já fizemos em Manaus, como no caso do desvio dos apartamentos populares do Minha Casa Minha Vida ou do Casa Verde e Amarela, que foram parar na mão da família da filha do prefeito”, ressaltou.
O Portal Norte entrou em contato com a assessoria do prefeito e aguarda resposta.
Amom Mandel e o gabinete compartilhado
O gabinete compartilhado, local onde Amom Mandel está inserido, é um espaço para parlamentares de diferentes estados e partidos trabalharem baseados em dados e evidências.
Foi criado após as eleições de 2018 e não é nem um partido político e nem uma liderança partidária, mas sim uma cooperação técnica.
Não há necessidade de um consenso definitivo por todos os parlamentares que compõem o gabinete, ou seja, votações e opiniões são individuais.
O grupo atua com uma análise ampla de todos os detalhes, evidências e impactos das matérias, sejam elas projetos de lei, PECs, Medidas Provisórias.
RELACIONADAS
+ Amom levanta bandeira ambiental e econômica como foco no Congresso
+ Em entrevista, vereadores Rodrigo Guedes e Amom Mandel comentam Ação Popular
O gabinete compartilhado é composto por cinco diretorias – Legislativa, Política Públicas, Fiscalização, Dados, Executiva – e a área de Comunicação.
Para trabalhar no gabinete, o parlamentar precisa passar por um processo seletivo amplo e aberto e com vagas reservadas para grupos historicamente sub-representados.
“O foco é a construção de uma equipe multidisciplinar, diversa e inclusiva”, destaca nota do gabinete.
Além de Amom Mandel, o gabinete compartilhado conta com outros seis políticos (um senador e seis deputados) das regiões Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sudeste.
Confira a lista completa:
- Sen. Alessandro Vieira (PSDB-SE)
- Dep. Duda Salabert (PDT-MG);
- Dep. Duarte Jr (PSB – MA);
- Dep. Tabata Amaral (PSB – SP);
- Dep. Amom Mandel (Cidadania – AM);
- Dep Camila Jara (PT-MS);
- Dep. Pedro Campos (PSB – PE).