O deputado federal Saullo Vianna (União), estreante pelo Amazonas, alertou as autoridades sobre uma possível migração dos garimpeiros para o estado.
+ Envie esta notícia no seu Whatsapp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
A publicação em tom de alerta foi postada nas redes sociais do parlamentar na segunda-feira (6).
Com o anúncio do governo federal do início da operação de expulsão dos garimpeiros de terras Yanomami, deu-se início a migração dos invasores, por contra própria, sem uso de força policial.
Para combater o garimpo, o governo já publicou regras para acirrar a fiscalização do espaço aéreo das terras Yanomami.
A operação de retirada será comandada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Migração de garimpeiros
O governo de Roraima recebeu fotos e vídeos da fuga desses garimpeiros nos últimos dias.
A fuga está acontecendo pelos rios, autoestradas e até a pé em direção ao Amazonas e também à Venezuela, preocupando autoridades.
O deputado Saullo Vianna traz à tona a preocupação em relação à fuga desses invasores para o Amazonas.
O parlamentar reforça ainda a necessidade de um acompanhamento dessa movimentação, para que o problema não mude apenas de estado.
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) acompanha a ação e estuda em estratégias para que o problema não seja terceirizado.
Seja quais forem as medidas adotadas pela autarquia, precisam ser gerenciadas de forma urgente, tendo em vista a movimentação dos invasores.
Foi divulgado nesta terça (7), no Diário Oficial da União, pela AGU, a criação de um grupo de trabalho especial para analisar e planejar ações estratégicas sobre a crise humanitária nas terras Yanomami.