Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou o ex-deputado André Ceciliano (PT) para o cargo de secretário Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.
A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), nesta sexta-feira (17), e é assinado pelo titular Marcelo Padilha.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
Ceciliano é ex-deputado estadual do Rio de Janeiro e foi presidente da Assembleia Legislativa do estado.
Confira as investigações em que André esteve envolvido
Em 2019, o nome de André Ceciliano foi incluído em um relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) por conta de movimentações bancárias suspeitas de aliados.
O petista foi investigado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro em 2020, por suspeita de envolvimento no escândalo de rachadinha na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.
As investigações sobre ele se afastaram em 2021.
O ex-deputado também já foi acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) de integrar um esquema de corrupção que desviava dinheiro público destinado à área da saúde em 2020.
Ele já foi presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro em 2019 e em 2022 tentou vaga no Senado, mas não se elegeu.
O ex-deputado também já foi punido pelo PT por apoio ao ex-governador do Rio Luiz Fernando Pezão (MDB) e proximidade com Sergio Cabral (MDB), ambos presos por corrupção.
RELACIONADAS
+ Rodrigo Rollemberg será secretário de Economia Verde do governo Lula
+ Dança das cadeiras: Lula dispensa indicados de Bolsonaro da Camex
Grupo de transição do governo Lula
Ceciliano fez parte do grupo de transição do governo Lula, na área de Indústria, Comércio, Serviços e Pequenas Empresas.
O cargo que ele deve assumir é uma das pastas do “núcleo duro” do governo e despacha no Palácio do Planalto.
*Sob supervisão de Ana Kelly Franco