Ícone do site Portal Norte

Mauro Vieira participa de reunião do G20 na Índia, nesta terça-feira, 28

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, representa o Brasil, na cúpula convocada pelo Egito para discutir a crise humanitária provocada pela guerra - Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que chegou é hora de colocar um fim em todo “esse derramamento de sangue”, se referindo ao conflito no Oriente Médio - Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, participa da reunião da cúpula do G20, em Delhi, na Índia, ao lado das principais 20 economias globais nesta terça-feira (28).

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

No momento, Mauro encontra-se em trânsito e deve chegar em Nova Delhi, por volta das 00h45, no horário de Brasília.

Agenda no G20:

RELACIONADAS

+ Silvio Almeida estreia no Conselho de Direitos Humanos da ONU

+ Zelensky diz que convidou Lula para conversa na Ucrânia sobre guerra

Essa é a primeira reunião global entre ministros e representantes das economias globais e a guerra na Ucrânia deve roubar os holofotes.

A Índia, sede do G20 atualmente, deve incluir na pauta assuntos como: as dívidas de países pobres e mudanças climáticas.

A reunião ocorre m um momento em que aumenta a tensão entre China e Estados Unidos.

Além da participação na cúpula, Mauro, tem uma reunião marcada com o chanceler chinês, Qin Gang e com o chanceler indiano, Subrahmanyam Jaishankar.

Além das reuniões, é possível que o ministro ainda encontre Anthony Blinken, secretário de Estado dos EUA e o chanceler da Rússia, Sergey Lavrov.

Os dois encontros, com Bliken e Lavrov, ainda não têm horários confirmados na agenda do ministro.

A partir dos resultados nessa reunião, será possível observar quais as chances de se progredir com um discurso pacifista.

As conversas também irão mensurar o nível de importância que o Brasil ocupa como potencial mediador nessa questão diplomática. 

**Sob supervisão de Francisco Santos

Sair da versão mobile