Ícone do site Portal Norte

Ministro Juscelino Filho se explica para Lula e permanece no cargo; entenda

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, aparece envolvido em novos episódios de uso de recursos públicos de forma suspeita -Foto: Isac Nóbrega / MCom

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, é suspeito de embolsar dinheiro público em "esticadinhas" de viagens -Foto: Isac Nóbrega / MCom

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União-MA), permanece no cargo. Informação foi confirmada ao Portal Norte pela assessoria do ministro.

Nesta segunda-feira (6), como mostrou o Portal Norte pela manhã, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu o Juscelino Filho para uma conversa.

+ Envie esta notícia no seu Whatsapp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O assunto foi o uso de dinheiro público e do avião da Força Aérea Brasileira (FAB) pelo ministro para compromissos de viagens pessoais, conforme apontou reportagem do jornal O Estado de S. Paulo.

Mediante divulgação do caso, Juscelino veio a público declarar que devolveu as diárias da viagem e que não há irregularidades no caso.

A reunião começou às 16h e, por cerca de 1 hora e 30 minutos, Juscelino e Lula conversaram.

O ministro apresentou suas justificativas e, para o Planalto, foram necessárias para entender o caso e manter Juscelino à frente do cargo.

Para o presidente, foi prioridade manter a governabilidade da gestão.

Uma troca de ministros agora poderia gerar dificuldades de alinhamento ao grupo ministerial; e poderia acarretar indigestão com o União Brasil, partido de Juscelino.

O partido do ministro possui uma bancada expressiva no Congresso Nacional.

Em suas redes sociais, o ministro disse que esclareceu as acusações infundadas e falou sobre projetos de expansão do 5G.

Entretanto, Juscelino Filho fica no radar do governo, já que não é a primeira vez que ele se envolve em polêmicas.

RELACIONADAS

+ Lula conversa com ministro Juscelino Filho nesta segunda-feira, 6

+ Ministro da Ucrânia é afastado em meio a polêmicas de corrupção

+ ONG critica posse de Waldez Góes como ministro: ‘condenado’

Denúncias envolvendo Juscelino Filho

Além do uso irregular do avião da FAB, o ministro é investigado por não declarar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o patrimônio de R$ 2,2 milhões em cavalos de raça.

Sobre isso, Juscelino publicou, nesta segunda (6), um vídeo nas redes sociais em que afirma o compromisso de declarar seus bens no Imposto de Renda.

Ministro se defendeu de acusações pelas redes sociais – Reprodução: Instagram/@juscelinofilho

Assista ao vídeo do ministro, clique aqui.

Outra acusação envolvendo o nome de Juscelino Filho é da época de deputado, quando ele supostamente usou dinheiro do orçamento secreto para asfaltar uma estrada que passa em frente a uma fazenda dele no estado do Maranhão.

Defesa de Juscelino Filho

Segundo a assessoria do ministro, durante a conversa com Lula, Juscelino Filho mostrou que também teve agendas públicas e importantes em São Paulo, por isso fez uso do avião da FAB.

Em relação às diárias, o sistema é automático e, por isso, gerou o fim de semana, mas os valores desses dias foram devolvidos.

Conforme a informação da assessoria, não houve pedido de viagem urgente, como alega o Estadão.

Sair da versão mobile