Uma Sessão Solene em Homenagem ao Dia Internacional da Mulher ocorreu na manhã desta quarta-feira (8), na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Entre os nomes, estavam presentes as deputadas Bia Kicis (PL), Carol Dartora (PT), Sâmia Bomfim (PSOL-SP), Delegada Ione Barbosa (Avante-MG) e Lídice da Mata (PSB-BA).

Nos discursos das deputadas foram abordados temas comuns como igualdade de gênero e salarial, violência contra a mulher e falta de representatividade das mulheres na política.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O presidente Lula (PT) enviou um discurso, onde pontuou a desigualdade de gênero, a baixa participação feminina na política.

O presidente também abordou as dificuldades da mulher no mercado de trabalho e a violência contra as elas, que aumentou em todos os aspectos no ano passado.

A deputada delegada Ione Barbosa (Avante-MG), presidente da sessão, destacou a falta de representatividade feminina na Câmara dos Deputados.

A parlamentar reforçou que a paridade entre homens e mulheres na política ainda é distante.

“A data precisa e deve representar o passado e a consciência do presente”, afirmou a deputada.

A deputada Carol Dartora (PT-PR), é a primeira mulher negra eleita pelo Paraná e em sua fala pontua a falta de representatividade feminina na política, em especial na Câmara.

“82% dos mandatos da casa são por homens”, afirmou a deputada.

Além disso, ela ressalta a necessidade urgente de construção de políticas públicas que garantam os direitos delas.

RELACIONADAS

+ Dia da Mulher: confira agenda completa na Esplanada em Brasília

+ Mulheres ocupam 18% dos altos cargos dos Três Poderes

+ Dia da Mulher: conheça leis para elas no Brasil

Mulher e representatividade

Na Câmara dos Deputados, são 91 mulheres para um total de 513 cadeiras na Casa, ou seja, 17,7% do total. 

As candidatas mais votadas foram:

Bia Kicis (PL-DF);

Daniela do Waguinho (União-RJ);

Caroline de Toni (PL-SC);

Natália Bonavides (PT-RN);

Yandra de André (União-SE);

Silvye Alves (União-GO);

Dra Alessandra Haber (MDB-PA);

Socorro Neri (PP-AC);

Detinha (PL-MA).

Além disso, pela primeira vez na história, a bancada feminina da Câmara conta com duas mulheres trans, as deputadas Erika Hilton (Psol-SP) e Duda Salabert (PDT-MG).

Campanha Março Mulher

Nesta terça (7) foi lançada pela Secretaria da Mulher da Câmara, a campanha do dia 8 de março, que deve começar a circular de maneira imediata.

A campanha tem como mote o respeito à mulher como valor inegociável.

O principal objetivo da campanha Março Mulher é celebrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos.

Além disso, debater e conscientizar sobre as desigualdades de gênero e destacar também a importância da participação e representatividade de mulheres na política.

Na ocasião foi aprovada na Câmara a medida que permite que a mulher seja acompanhada em consultas e exames que exigem sedação.

O texto aprovado é um substitutivo da relatora, deputada Bia Kicis (PL-DF) presente na sessão solene, ao Projeto de Lei 81/22, do deputado licenciado Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF).

*Sob supervisão de Francisco Santos