Ícone do site Portal Norte

Rodrigo Pacheco apresenta projeto de nova Lei do Impeachment no Senado

Pacheco apresenta projeto com alterações para a lei do Impeachment - Jefferson Rudy/Agência Senado

Pacheco apresenta projeto com alterações para a lei do Impeachment - Jefferson Rudy/Agência Senado

Nesta quinta-feira (23), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) apresentou projeto de lei que visa alterar a Lei do Impeachment, que foi elaborada em 1950.

O projeto foi elaborado por uma equipe de juristas coordenada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski.

A atualização dessa lei, tem o intuito de adequá-la a atual realidade e atender as necessidades do contexto social, político e constitucional brasileiro.

+ Envie esta notícia no seu Whatsapp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Além disso, Pacheco ressaltou que “nos dois processos de impeachment de presidentes da República, foi necessária a judicialização do tema, a fim de que o STF fixasse um ‘rito’ do processo por crime de responsabilidade.

RELACIONADAS

+ Pacheco afirma que MPs devem voltar a tramitar em comissões mistas 

Linhas gerais do arcabouço fiscal são apresentadas a Pacheco, Lira e líderes

Sobre o projeto

Entre as alterações apresentadas no projeto da Lei do Impeachment e que devem atender à atual realidade, estão os seguintes pontos:

“Creio que o PL [projeto de lei], o qual replica o texto do anteprojeto da comissão de juristas, servirá como um ponto de partida para que o Senado e a sociedade brasileira possam discutir — com equilíbrio, seriedade e ponderação — a difícil equação entre respeito à soberania popular e reprovação de condutas que atentem contra a Constituição”, disse o presidente do Senado.

Além disso, os crimes de responsabilidade previstos na lei são: contra a existência da União e a soberania nacional contra:

Sair da versão mobile