Ícone do site Portal Norte

MinC cria Prêmio Carolina Maria de Jesus de Literatura Produzida por Mulheres

Ministra da Cultura, Margareth Menezes, participa do lançamento do prêmio no Palácio do Planalto hoje - Foto: Karla Boghouff/UNE/divulgação

Ministra da Cultura, Margareth Menezes, participa do lançamento do prêmio no Palácio do Planalto hoje - Foto: Karla Boghouff/UNE/divulgação

Homenageando uma das mais importantes escritoras brasileiras, o Ministério da Cultura (MinC) lança nesta quarta-feira (5) o Prêmio Carolina Maria de Jesus de Literatura Produzida por Mulheres 2023.

A iniciativa irá agraciar 40 obras inéditas escritas por mulheres com um valor total de R$ 2 milhões, sendo R$ 50 mil para cada escritora, o que torna a premiação literária a maior do país.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O evento de lançamento acontece a partir de 10h no Salão Oeste do Palácio do Planalto.

A filha de Carolina Maria de Jesus, Vera Eunice de Jesus, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, e o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Márcio Macêdo, estão presentes no evento.

Obras que poderão participar

Poderão concorrer contos, crônicas, poesias, histórias em quadrinhos, romances e roteiros de teatro redigidos em português do Brasil.

Das 40 obras a serem premiadas, 20% (8) deverão ser de mulheres negras, 10% (4) para mulheres indígenas, 10% (4) para mulheres com deficiência, 5% (2) para mulheres ciganas e 5% (2) para mulheres quilombolas.

A Comissão de Seleção também será composta apenas por mulheres, seis no total.

O prêmio é uma ação da Secretaria de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura, por meio da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas no período de 12 de abril a 10 de junho de 2023, exclusivamente por meio do sistema Mapas Culturais, pelo link.

A candidata deverá inscrever apenas uma obra inédita em apenas uma categoria.

Não poderá haver, em nenhuma parte do texto, a indicação da autora, o que será motivo de desclassificação.

RELACIONADAS

+ Governo Federal cria o Prêmio Luiz Gama de Direitos Humanos

+ Inscrições do Prêmio Nacional de Inovação seguem até sexta-feira, 31

+ Festival Literário de Manaus reúne escritores a partir desta quinta

Carolina Maria de Jesus

O título do Prêmio homenageia uma das mais importantes escritoras brasileiras do século 20: Carolina Maria de Jesus.

Mulher negra, periférica, mãe solteira, catadora de material reciclável e autora de obras reconhecidas dentro e fora do país.

Em seu primeiro livro, Quarto de despejo: o diário de uma favelada, publicado em 1960, Carolina demarca questões sociais, resistência e a paixão por escrever.

A obra foi traduzida em 13 línguas e vendida em mais de 40 países.

Carolina também foi cantora e compositora, revelou em sambas e marchinhas a sua luta política e cultural.

Sua arte também mostrava o cuidado, o amor e a garra para criar seus três filhos: João José de Jesus, José Carlos de Jesus e Vera Eunice de Jesus Lima, que estará presente no lançamento da premiação.

Nascida em Sacramento, Minas Gerais, em 14 de março de 1914, Carolina é autora, dentre outras publicações, dos livros Casa de alvenaria: diário de uma ex-favelada; Provérbios; Pedaços da fome e Diário de Bitita. Faleceu aos 62 anos, em 13 de fevereiro de 1977.

Sair da versão mobile