O presidente Lula está reunido nesta quinta-feira (4), pela primeira vez no atual mandato, com o conselho de desenvolvimento econômico social e sustentável, o chamado “Conselhão”.
O ‘conselhão’ marcou as duas primeiras gestões do petista e que tinha sido extinto pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
Durante o discurso, o presidente Lula mandou uma indireta para o presidente do banco central, Roberto Campos Neto, um dia depois do comitê de política monetária (COPOM) manter a taxa básica de juros, a Selic, em 13,75% ao ano.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
“Todo mundo aqui pode falar de tudo só não pode falar de taxa de juros. A Fiesp, Fecomercio, as indústrias, todo mundo tem que ter cuidado, ninguém fala de juros. Como se um homem sozinho pudesse saber mais do que a cabeça de 215 milhões de brasileiros”, disse o presidente Lula.
RELACIONADAS
+Pela 6ª vez consecutiva, Copom mantém juros básicos em 13,75% ao ano
+ Copom: BC mantém Selic em 13,75% na primeira reunião de 2023
+Senado deve ouvir presidente do BC sobre a taxa de juros
A reunião acontece no palácio do Itamaraty e começou às 10h e deve se estender até o final da tarde, quando lula embarca para Londres para participar da coroação do rei Charles.
Reunião com o ‘conselhão’
Além de lula e do vice, Geraldo Alckmin, participam os ministros das relações institucionais Alexandre Padilha, da fazenda Fernando Haddad, do planejamento Simone Tebet, do meio ambiente marina silva e do desenvolvimento social Wellington Dias.
Ao todo o conselhão vai contar com participação de 246 integrantes destes 97 são mulheres, o que representa 40% do total.
Entre os integrantes estão a dona da rede magazine Luiza: Luiza Helena Trajano, o youtuber Felipe Neto, a presidente do palmeiras e dona da Crefisa Leila Pereira e a influencer Nath Finanças.
Sobre o Conselhão, Lula disse que o grupo é uma oportunidade para que todos os setores da sociedade possam contribuir com o governo.
“Esse conselho repleto de diversidade, de diferenças pode ser uma fotografia do Brasil que nós queremos construir. Aqui não é um espaço para as pessoas falarem bem do governo nem para as fazerem apenas o diagnóstico. Aqui é um espaço para vocês ajudarem a governar esse país”, disse o presidente.
CONFIRA OS INTEGRANTES DO CONSELHÃO: