Até sexta-feira (12) deve ser divulgada uma inflação “menor do que a esperada”, segundo a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.

A afirmação da gestora ocorreu nesta terça (9), durante uma audiência conjunta da Comissão de Infraestrutura (CI) e da Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR).

Na ocasião, a ministra antecipou os números da inflação que serão divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Segundo o IBGE, até então, a estimativa para este ano é de 5,3%, Tebet, no entanto, destacou que os números “vão surpreender positivamente”.

Inflação em destaque na audiência:

Plano Plurianual (PPA)

A ministra também destacou dois importantes guias para as políticas públicas do ministério do Planejamento e Orçamento:

  • Planejamento de médio prazo, que está definido no Plano Plurianual (PPA)- o texto será entregue ao Congresso até o final de agosto deste ano.
  • Planejamento de longo prazo, em um projeto para o Brasil 2024-2040.

De acordo com Tebet a novidade é um PPA 2024-2040 participativo e consultivo em conjunto com a sociedade.

A construção do plano deve contar com participação de cidadãos, integrantes de conselhos nacionais e entidades da sociedade civil, como sindicatos, associações e organizações não governamentais (ONGs)

RELACIONADAS

+‘Sem baixar juros não temos condições de crescer’, diz Simone Tebet no Senado

+ Reforma Tributária: ‘Nunca vi momento tão oportuno’, diz Tebet sobre tema

Conforme a pasta, a proposta do PPA é abranger pautas transversais, multisetoriais, de gênero, equidade e meio ambiente, com metas regionalizadas.

“Será amplamente participativo, conforme determinação do presidente Lula e de organismos internacionais. Será o PPA mais participativo da história”, ressaltou Tebet.