Ícone do site Portal Norte

Senado aprova Maria Viotti para ser embaixadora do Brasil nos EUA

Nome de Maria Luiza Ribeiro Viotti para cargo de embaixadora ainda precisa ser aprovado em plenário - Foto: Jeferson Rudy/Agência Senado

Maria Viotti é primeira mulher brasileira a chefiar a embaixada do Brasil em Washington - Foto: Jeferson Rudy/Agência Senado

A indicação de Maria Viotti para ocupar o cargo de embaixadora do Brasil nos Estados Unidos foi aprovada no Senado nesta quarta-feira (17).

Ao todo, 44 parlamentares foram favoráveis, um contrário e uma abstenção.

Agora, Maria é oficialmente a primeira mulher brasileira a chefiar a embaixada em Washington.

O governo americano aprovou o nome dela em janeiro deste ano.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A relatora da nomeação foi a senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP), que classificou a nomeação da chanceler como um “marco histórico para o Itamaraty”.

Ainda segundo a parlamentar, a aprovação fortalece os esforços para maior representatividade de gênero nos postos mais relevantes do serviço exterior brasileiro

“Nesse sentido, saudamos esta indicação e esperamos que ela abra caminho para o incremento na participação feminina entre as embaixadas brasileiras mais estratégicas para o interesse nacional”, pontuou a parlamentar.

Nestor Forster Júnior foi o último a chefiar a embaixada nos Estados Unidos, mas em janeiro, ele foi removido do cargo por decisão do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

Quem é Maria Viotti

Natural de Belo Horizonte, Maria Luiza Viotti tem 69 anos. Ela ingressou na carreira diplomática em 1976 e graduou-se em Ciências Econômicas pela Associação de Ensino Unificado de Brasília em 1978.

A diplomata é mestre em economia pela Universidade de Brasília, com 47 anos de carreira.

Maria Viotti foi ministra de primeira classe em 2006 e se destacou por ser ministra-conselheira na missão junto às Nações Unidas, Nova York (1999-2004).

RELACIONADAS

+ Nome da 1ª embaixadora mulher do Brasil nos EUA é aprovado pelo Senado

+ Nestor Forster, embaixador bolsonarista do Brasil nos EUA é exonerado

+ Bolsonaro recebe credenciais de cinco novos embaixadores no Brasil

Maria Viotti também atuou como embaixadora-representante permanente na missão junto às Nações Unidas entre 2007 e 2013 e chefe da delegação do Brasil no Conselho de Segurança da ONU em 2010/2011.

Ela também foi embaixadora do Brasil na Alemanha e chefe do gabinete Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres entre 2017 e 2022.

Sair da versão mobile