Ícone do site Portal Norte

Presidente Lula conversa com Putin e nega convite para ir à Rússia

O presidente Lula anuncia nesta quinta-feira (25) medidas para facilitar o acesso da população a carros populares e novos, além de alavancar a cadeia produtiva ligada ao setor automotivo brasileiro - Foto: Ricardo Stuckert

Presidente Lula (PT) participa nesta terça-feira (30) da cúpula de presidentes da América do Sul, no Palácio do Itamaraty - Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Lula informou na manhã desta sexta-feira (26) através de seu perfil nas redes sociais que conversou, por telefone, com o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Presidente disse que entre os assuntos discutido na conversa, teve um convite por parte do presidente russo para participar do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, que acontece de 14 a 17 de junho, no país europeu.

Convite este negado pelo presidente brasileiro.

“Conversei agora por telefone com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Agradeci a um convite para ir ao Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, e respondi que não posso ir a Rússia nesse momento, mas reiterei a disposição do Brasil, junto com a Índia, Indonésia e China, de conversar com ambos os lados do conflito em busca da paz. Lula acabou de postar”, disse o presidente.

Lula foi convidado para participar do evento pelo ministro dos Negócio Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov, que veio ao país no mês passado.

Na ocasião, o brasileiro recebeu uma carta do presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Desde que assumiu a presidência pela terceira vez, Lula tem defendido a posição de que o Brasil deseja ser um interlocutor pela paz entre Rússia e Ucrânia, que estão em guerra desde fevereiro do ano passado.

Lula também tem dito que não pode visitar nenhum dos dois países enquanto não houver uma trégua no conflito.

RELACIONADAS

+ Presidente do Brasil nega igualar responsabilidade de Rússia e Ucrânia na guerra

+ Guerra entre Rússia e Ucrânia completa 1 ano nesta sexta-feira

+ Presidente do Brasil deve se encontrar com ministro das Relações Exteriores da Rússia

Sair da versão mobile