Os interlocutores do presidente Lula (PT) afirmaram que ele deve enviar a indicação de Cristiano Zanin para o Supremo Tribunal Federal (STF) até está quarta-feira (31).

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Segundo os parlamentares da base, o presidente já havia decidido pelo nome de seu ex-advogado há muito tempo e só estava aguardando o momento ideal para anunciar.

A medida será tomada pelo petista para mudar o assunto da pauta pública, após a visita do presidente Nicolás Maduro que é considerado “ditador” por outros países.

Segundo o UOL, o clima devido à recepção do presidente da Venezuela deu espaço para muitas críticas da oposição, nesta semana que é decisiva no Congresso Nacional.

O cenário imposto pode acelerar a indicação já planejada. Seria uma forma de mudar o assunto da pauta pública, e isso o presidente Lula sabe fazer muito bem.

O deputado Federal Nikolas Ferreira (PL-MG), enviou a embaixada dos Estados Unidos uma petição, para que o “ditador” venezuelano fosse preso durante a reunião desta terça-feira (30), no Palácio do Itamaraty, em Brasília.

RELACIONADAS

+ ‘Se indicasse Zanin ao STF, todo mundo compreenderia’, diz Lula

+ Líderes sul-americanos apostam em integração regional no Brasil

Na noite de segunda (29), petistas no Congresso e no Palácio do Planalto estavam preocupados com as votações da MP (Medida Provisória) 1154/23 e do projeto do marco temporal das terras indígenas.

Entre eles, a expectativa era de possível derrota e de trabalhar para “perder por pouco”, segundo foi relatado à coluna.

Por isso, até Lula começou a participar da interlocução com parlamentares.