Ícone do site Portal Norte

STF poderá ter três ministros indicados por Lula, após nomeação de Zanin

Três ministros já foram indicados por Lula para ocupar vagas no Supremo Tribunal Federal (STF) -Foto: Divulgação/CNJ

Com a escolha do advogado, Cristiano Zanin, de 47 anos, três ministros já foram indicados por Lula para ocupar vagas no Supremo Tribunal Federal (STF) - Foto: Divulgação/CNJ

O advogado do presidente Lula (PT), Cristiano Zanin, de 47 anos, foi indicado nesta quinta-feira (1º) para ocupar a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF).

Ao todo, três ministros foram indicados pelo petista ao longo dos anos.

Se o nome for aprovado no Senado e o advogado tomar posse, o STF vai ter três ministros indicados por Lula, mas em datas diferentes.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A ministra Cármen Lúcia foi indicada e empossada em 2006, no primeiro mandato de Lula; Dias Toffoli em 2009, no segundo mandato, e Cristiano Zanin, indicado no terceiro mandato.

Ricardo Lewandowski se aposentou em abril e também foi indicado por Lula em 2006.

Ao todo, o atual presidente já indicou nove ministros ao STF, incluindo Zanin.

Cezar Peluso, Ayres Britto, Joaquim Barbosa e Eros Grau, que se aposentaram por idade, também foram indicados pelo petista.

O ministro Menezes Direito, que faleceu em 2009, aos 66 anos, vítima de complicações de um tumor no pâncreas, também foi indicado pelo presidente.

RELACIONADAS

+Pacheco confirma indicação de Cristiano Zanin para vaga no STF

+ Ex-advogado de Lula, Cristiano Zanin, deve ser indicado ao STF

+ ‘Se indicasse Zanin ao STF, todo mundo compreenderia’, diz Lula

PT e sete indicados

Com a indicação de Zanin, o Partido dos Trabalhadores (PT) é responsável por escolher sete nomes para ocupar cargos no STF.

Isso porque, além dos três escolhidos por Lula (Cármen Lúcia, Dias Toffoli e Zanin), há no STF Luiz Fux, Rosa Weber, Luís Roberto Barroso e Edson Fachin, ministros nomeados nos mandatos de Dilma Rousseff:

Além desses, Dilma também chegou a escolher para o STF o ministro Teori Zavascki – que tomou posse em novembro de 2012, mas morreu em uma queda de avião em Paraty (RJ) em janeiro de 2017.

Quem é Cristiano Zanin

Nascido em Piracicaba, cidade de 400 mil habitantes no interior paulista, Cristiano Zanin cursou Direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

O advogado ficou conhecido nacionalmente por ter defendido Lula nos processos da Operação Lava Jato, o que torna a escolha carregada de simbolismo.

Ele também foi coordenador jurídico da campanha do presidente em 2022 e, no governo de transição, assumiu a área de cooperação jurídica internacional.

Partiu de Zanin o recurso que declarou o ex-juiz Sergio Moro parcial e reabilitou Lula politicamente.

As audiências de instrução da Lava Jato foram marcadas por embates entre o advogado e o então juiz.

Sair da versão mobile