A Comissão parlamentar de inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro deve colocar em votação nesta semana a convocação de aliados de Jair Bolsonaro.
Entre os pedidos de convocação está a do:
- Anderson Torres;
- Tenente-coronel Mauro Cid;
- Ex-ministros do Gabinete de Segurança Institucional (GSI);
- Augusto Heleno e Gonçalves Dias;
- E do ex-ministro da Defesa, Braga Neto, entre outros.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
A CPMI pode apreciar mais de 200 requerimentos nesta semana.
A pauta da primeira reunião deliberativa do colegiado deverá colocar em votação os pedidos de informações e relatórios à Agência Brasileira de Inteligência (ABIN).
A previsão é que os parlamentarem votem o conjunto de requerimentos que está anexado ao plano de trabalho da senadora Eliziane Gama (PSD-MA) aprovado na última terça-feira (6).
Depoimentos
Para Eliziane Gama, essa primeira fase de tomada de depoimentos e análise de provas poderá possibilitar a conexão com novos fatos.
Ela disse que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, pode ser ouvido pela comissão, para o que já há requerimento.
Quanto ao ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, a relatora disse que o decorrer das investigações e o entendimento da maioria da CPMI serão soberanos.
Os requerimentos apresentados pela relatora também sugerem a convocação de nomes como de Ricardo Garcia Capelli, secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública e ex-interventor federal na Segurança Pública do Distrito Federal; e o ex-diretor-feral da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasques.
RELACIONADAS
+ CPMI do 8 de janeiro: senadores querem saber qual estratégia de Lula
+ Oposição fala em “relatório paralelo” da CPMI de 8 de janeiro