Ícone do site Portal Norte

‘BC deve explicar alta taxa de juros para o povo brasileiro’, diz Lula

Nas últimas semanas o governo do presidente Lula (PT) enviou à Câmara projetos que tem o objetivo de ampliar a agenda prioritária do Palácio do Planalto - Foto: Ricardo Stuckert/PR

Durante recesso, Lula envia propostas à Câmara e amplia pautas do governo no Congresso - Foto: Reprodução/ Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) questionou a taxa de juros e voltou a criticar o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, pelo alto percentual.

As críticas foram feitas durante o programa Conversa com o Presidente, transmitido no YouTube, nesta segunda-feira (19).

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Segundo Lula, mesmo com o recente anúncio da queda dos combustíveis pela Petrobrás, que deve impactar no preço do gás de cozinha e outros produtos.

Presidente afirmou que não vê explicação para que a taxa de juros seja mantida em 13,75%.

Ele ainda cobrou explicações do presidente do Banco Central.

“A inflação está baixando, o dólar tá caindo. Apenas o juros precisa baixar, porque não tem explicação. O presidente do Banco Central precisa explicar, não a mim porque eu sei que ele não baixa, mas explicar ao povo brasileiro e ao Senado que o elegeu porque ele mantém essa taxa de juros 13,75% em um país que está com a inflação anual de 5%”, disse.

O consenso entre analistas do mercado é de que não haverá surpresas e que a taxa deverá ser mantida em 13,75% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, mesmo com o arrefecimento da inflação nos últimos meses.

Na última semana, a Petrobras anunciou redução no preço médio da gasolina em 13 centavos.

O litro da gasolina vai passar a ser vendido por R$ 2,66 para as distribuidoras. O anúncio foi feito pela Petrobras em uma nota oficial.

A empresa disse que o valor deve ficar para os consumidores em cerca de R$ 5,33 por litro.

Veja a live:

RELACIONADAS

+ BNDES espera que a taxa Selic seja reduzida pelo Banco Central

+ Em Portugal, Lula volta a criticar juros altos do Banco Central

Sair da versão mobile