O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne nesta segunda-feira (26) com o presidente da Argentina, Alberto Fernández.
Esta é a quarta visita dele ao Brasil em 2023.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, Fernández foi convidado por Lula para celebrar os 200 anos de relações diplomáticas entre os países.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
No encontro com Lula, o presidente argentino deve discutir medidas de apoio econômico ao país, que tem tido dificuldades econômica e política.
A chegada de Fernández no Brasil acontece depois de uma semana de intensa movimentação política na Argentina.
O prazo para registro de pré-candidaturas à presidência do país acabou nesse sábado (24).
Enfraquecido politicamente e rompido com a vice-presidente Cristina Kirchner (principal liderança do peronismo, corrente política do atual governo), Alberto Fernández abriu mão de disputar a reeleição em abril.
Após uma reviravolta, a base governista anunciou Sergio Massa (atual ministro da Economia) como pré-candidato. Ele é aliado de Cristina.
A agenda de Fernández no Brasil também prevê compromissos nesta segunda com o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber.
A Argentina tem enfrentado, nos últimos anos, uma escalada da crise econômica. A inflação anual já ultrapassou a marca de 100%, e o peso — moeda oficial do país — sofre desvalorização. Alternativa dos argentinas ao peso, o dólar tem registrado sequências de alta.
RELACIONADAS
+ Lula receberá presidente da Argentina, Alberto Fernández nesta terça
+ Moeda comum entre Argentina e Brasil está na agenda de Lula e Fernández
+ Troca no Ministério do Turismo será definida após viagem de Lula à Europa