O tema Amazônia é discutido, neste sábado (8), entre os presidentes Lula e Gustavo Petro, Brasil e Colômbia, respectivamente.

Os chefes de Estado se encontram em reunião-técnico científica em Letícia. A cidade colombiana faz divisa com Tabatinga, interior do Amazonas.

A região integra a tríplice fronteira entre os países Colômbia, Brasil e Peru.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O embarque na Base Aérea de Brasília está previsto para as 9h20, com chegada ao destino às 13h, horário de Brasília (11h pelo fuso horário local).

Após o encontro com Petro, na Universidade Nacional da Colômbia, os dois posam para fotografia oficial e participam, em seguida, no mesmo local, da sessão de encerramento da reunião.

Depois disso, a comitiva presidencial de Lula viaja de volta à capital federal, com previsão de chegada às 20h30, pela agenda oficial.

Cúpula da Amazônia

Segundo o Palácio do Planalto, a reunião entre Lula e Petro é um encontro bilateral no mês que antecede a Cúpula da Amazônia, marcada para 8 de agosto, em Belém.

Na ocasião, a capital do Pará receberá os presidentes de Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.

Todos esses países fazem parte da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), mecanismo internacional que deverá ser fortalecido a partir de agora.

Além desses chefes de Estado, foi convidado o presidente da França, Emmanuel Macron, representando a Guiana Francesa, território ultramarino do país europeu na América do Sul, que também detêm porções da Floresta Amazônica.

RELACIONADAS

+ Câmara retira do PL do Carf ‘Refis’ para empresa que confessar dívida

+ Governo quer colocar Daniela Carneiro como vice-líder na Câmara

+ Votação do novo arcabouço fiscal deve ser votado em agosto, disse Lira

COP30

A questão da Amazônia estará no centro das atenções geopolíticas pelos próximos anos, culminando na realização da Conferência das Nações Unidas Sobre as Mudanças Climáticas (COP30), em 2025, na capital paraense.

Pela primeira vez, o principal evento da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre questões ambientais será realizado no bioma de floresta tropical.