Ícone do site Portal Norte

‘Esse ministério é meu, esse não sai’, diz Lula sobre MDS e pressão do Centrão

Lula criticou pressão dos parlamentares sobre reforma administrativa na Esplanada dos Ministérios - Foto: Ricardo Stukert/PR

Lula criticou pressão dos parlamentares sobre reforma administrativa na Esplanada dos Ministérios - Foto: Ricardo Stukert/PR

O presidente Lula (PT) afirmou nesta quinta-feira (13), que não deve abrir mão do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), de Wellington Dias, além da Saúde, chefiada por Nísia Trindade.

Em recado ao Centrão, Lula ainda disse que “é o governo que oferece o ministério”, e não os partidos que decidem quais vão assumir.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O chefe do executivo, informou que quando realizar a troca ministerial, fará tudo “à luz do dia”.

“Esse ministério é um ministério meu. Esse ministério não sai. A Saúde não sai. Sabe, não é o partido que quer vir para o governo que pede ministério. É o governo que oferece o ministério. É só fazer uma inversão de valores”, destacou Lula,

A entrevista foi dada à TV Record TV após o petista ser questionado se cederia o MDS.

Ministério do Desenvolvimento

A pasta possui um dos maiores orçamentos do governo federal, e é cobiçada por legendas do Centrão.

O Ministério do Desenvolvimento é responsável por várias medidas sociais inclusive o programa Bolsa Família, carro chefe do governo Lula.

Durante sua fala, o presidente criticou as discussões sobre a reforma ministerial que deve ocorrer após o recesso parlamentar.

Lula disse que não quer “conversa escondida” e que vai anunciar a decisão sobre as mudanças na Esplanada.

“A hora que voltar o Congresso Nacional, que eu for juntar os líderes dos partidos que eu vou conversar, toda a imprensa vai ficar sabendo o que eu conversei com cada um. O que foi ofertado para a participação no governo, e o que o governo quer estabelecer de relação com o Congresso até o final do mandato”, explicou o presidente. “Eu já troquei tanta gente, que as pessoas vão perceber que, quando eu fizer as mudanças que eu tenho que fazer, com os acordos que eu puder fazer com os partidos políticos, todo mundo vai saber”, completou.

RELACIONADAS

+ União Brasil pressiona Lula por troca no Ministério do Turismo

+ Centrão avança em negociações de cargos no governo Lula

+ Lula autoriza negociar Funasa e discute trocas em bloco com centrão

Ministério do Turismo

Enquanto isso, o deputado federal Celso Sabino (União – PA) está no Palácio do Planalto, junto ao ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

O parlamentar foi convidado para assumir o ministério do Turismo ainda nesta semana.

A informação foi dada ao Portal Norte pela assessoria do parlamentar.

Deputado Federal Celso Sabino deve assumir o Ministério do Turismo nos próximos dias – Foto Myke Sena Cãmara dos Deputados

A nomeação deve sair no Diário Oficial da União (DOU) em alguns dias, conforme nota divulgada pelo Planalto.

Confira nota na íntegra:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na tarde desta quinta-feira (13) com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e com o deputado federal, Celso Sabino (União-PA). O presidente convidou Sabino para o Ministério do Turismo, convite esse que foi aceito pelo deputado. A nomeação sairá no Diário Oficial da União nos próximos dias.

Sair da versão mobile